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Capital

Sem transtorno, corredor de ônibus da Rua Brilhante começa a funcionar hoje

Obras iniciaram em 2016 e foram entregues hoje; reforma é parte de projeto para melhorar mobilidade urbana

Guilherme Correia e Bruna Marques | 18/04/2022 09:05
Pontos de ônibus já estão em funcionamento na Rua Brilhante, após reformas. (Foto: Henrique Kawaminami)
Pontos de ônibus já estão em funcionamento na Rua Brilhante, após reformas. (Foto: Henrique Kawaminami)

Prevista há mais de uma década, parte do "corredor sudoeste", em Campo Grande, foi inaugurada nesta segunda-feira (18). O trecho da Rua Brilhante possui novos pontos de ônibus, sinalização e asfalto, além de outras reformas, como forma de melhorar a mobilidade urbana e agilizar o transporte na Capital.

Por volta das 8h, o trânsito estava organizado, sem engarrafamentos ou problemas. No primeiro ponto, havia apenas dois passageiros aguardando ônibus. Neste local, três fiscais da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) observavam o trajeto em cima de motocicletas, além de um outro a pé.

Em todo o trecho observado pela reportagem, não havia veículos estacionados de forma irregular e em todos os pontos, outros servidores municipais realizavam fiscalização para reforçar as regras. Um cartaz colocado no início da via também sinaliza que, a partir de hoje, torna-se proibido estacionar nos lados da pista exclusivos ao transporte público.

De acordo com a diretora-adjunta da Agetran, Andréa Figueiredo, a primeira etapa tem início na Avenida Afonso Pena e termina no final da Rua Brilhante, um pouco antes do Terminal Bandeirantes. Parte da Rua Guia Lopes também foi contemplada.

Em toda a Capital, a previsão é de que haja mais de 70 quilômetros em corredores de transportes e estações de embarques previstas, entre os quais nas ruas Marechal Deodoro, Bandeirantes, Bahia, Rui Barbosa e Calógeras.

Vale ressaltar que os trechos programados serão implementados conforme a conclusão de obras, que envolvem recursos federais e, portanto, alguns estão paralisados e outros em processo licitatório, como os da Marechal Deodoro, agora reprogramado.

Faixas foram colocadas para ressaltar proibição de estacionar no corredor de ônibus. (Foto: Henrique Kawaminami)
Faixas foram colocadas para ressaltar proibição de estacionar no corredor de ônibus. (Foto: Henrique Kawaminami)

Projeto - As obras dos corredores foram pactuadas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento Mobilidade Urbana). Foram disponibilizados R$ 110 milhões para construção das faixas exclusivas ao transporte coletivo e R$ 6 milhões para estações de embarque.

O projeto de mobilidade urbana teve início em 2009, mas somente dois anos depois, R$ 280 milhões em recursos do governo federal foram aprovados para o município melhorar as condições no transporte. A obra só teve início em 2016, com o recapeamento de vias.

Parte do trabalho começou a ser feito pelas Forças Armadas, ainda na gestão Alcides Bernal (PP), mas a administração seguinte, de Marcos Trad (PSD), assumiu o serviço, após atrasos e reclamações de comerciantes.

Em 2018, a prefeitura abriu licitação para instalação de sete pontos de embarque na Avenida Bandeirantes, que também vai compor o trajeto. No mesmo ano, mais R$ 500 mil foram orçados apenas para a sinalização da Rua Brilhante.

A expectativa é que aumente em até 62% a velocidade média dos coletivos, chegando a 25 km/h. A estrutura é uma exigência da Lei Federal 12.587 de 2012, que obriga cidades com mais de 20 mil habitantes terem um plano diretor de transporte e mobilidade.

Servidores da Agetran durante fiscalização dos novos pontos de ônibus na Rua Brilhante. (Foto: Henrique Kawaminami)
Servidores da Agetran durante fiscalização dos novos pontos de ônibus na Rua Brilhante. (Foto: Henrique Kawaminami)


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