Dentistas realizam procedimento inédito em paciente internado na Santa Casa
Paciente passou por cirurgia para tratar hiperplasia gengival medicamentosa

Procedimentos realizados em âmbito hospitalar exigem união de diversas especialidades no atendimento a pessoas internadas. Essa realidade foi observada na semana passada, quando uma equipe multidisciplinar do serviço de Odontologia do Hospital da Santa Casa de Campo Grande foi acionada para atender um paciente internado no CTI (Centro de Tratamento Intensivo).
Durante avaliação oral foi observado que o homem, diagnosticado com pneumonia aspirativa, estava com aumento do volume da gengiva, chamando de hiperplasia gengival medicamentosa, efeito colateral do remédio que o paciente faz uso para crises convulsivas.
Diante da situação, os dentistas hospitalares, com o apoio da empresa Bio Supre e empréstimo do aparelho Laser DMC, foi realizado procedimento cirúrgico chamado de plástica gengival com auxílio de laser cirúrgico de alta frequência. A cirurgia foi realizada pela primeira vez na unidade hospitalar.
De acordo com a Santa Casa, a responsabilidade destes procedimentos é compartilhada entre médicos, cirurgiões-dentistas e toda equipe assistente e realizando o tratamento odontológico contribuindo efetivamente para a recuperação do internado.