Depois de 2 reprovações, Elaine é 1ª pessoa com deficiência a tirar CNH Social
Aos 59 anos, ela conquistou a carteira na categoria B; ao todo, 250 pessoas estão inscritas no programa em MS
Aos 59 anos e depois de duas reprovações, Eliane Amarilha Guimarães se tornou a primeira habilitada no programa CNH Social para PcD (Pessoas com Deficiência). A conquista era um sonho antigo para a mulher. O documento foi entregue na tarde desta sexta-feira (21). Elaine possui uma limitação física em uma das pernas e não conseguiu passar nos exames práticos anteriores devido ao emocional abalado pela perda da mãe.
Ela conta que, mesmo com as reprovações, nunca desistiu do sonho da carteira de motorista na categoria B. ”Minha neta que me inscreveu no programa. Sempre tive a força, a esperança e a coragem. Nunca desisti desse objetivo. Na terceira, Deus abençoou e abriu as portas”.
A mulher explica que o dia da prova começou conturbado, mas que, apesar do nervosismo, no final tudo deu certo. “Você fica até meio neutralizada porque a emoção é muito grande, né? Eu mentalizei: vou ter que dar uma alegria pro meu professor, senão ele não vai nem querer me ver mais”.
José Neusvaldo, instrutor PcD do Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), ressalta que também ficou emocionado com a conquista de Elaine.
“É sempre uma emoção diferente, você habilitar uma pessoa e saber que todo esse projeto traz dignidade às pessoas. Traz oportunidades de vida que às vezes estão paradas. Principalmente uma pessoa nessa situação de vulnerabilidade, que está aqui querendo uma oportunidade para continuar sua vida de uma forma melhor”.
Com a CNH em mãos, Elaine planeja juntar dinheiro para comprar um carro e ampliar o comércio dos produtos e cosméticos que ela vende na região do Aero Rancho, em Campo Grande. “Agora vou ter que dar um jeito de comprar uma 'chimbiquinha'”, diz bem-humorada. Outro plano, é participar da romaria em honra à Nossa Senhora Aparecida no mês de outubro. "Se minhas pernas permitirem, vou fazer".
Para Rudel Trindade, diretor-presidente do Detran-MS, o viés social do programa é a transformação social e a inclusão. “Isso é muito significativo para nós. É um programa que gera oportunidades".
A diretora de educação para o trânsito, Andrea Moringo, destacou que a missão do programa é realizar sonhos e capacitar o máximo de pessoas. "Um candidato com deficiência é capaz de conduzir um veículo com segurança e habilidade, desde que acredite e respeite seu processo. Essa foi a primeira de muitas CNHs na categoria PcD que entregamos pelo programa CNH MS Social".
Edital - O primeiro edital do Programa CNH MS Social prevê habilitar 5 mil pessoas no Estado, sendo 250 habilitações de PcD (Pessoa com Deficiência). De acordo com a coordenação do programa no Detran, são 85 em Campo Grande, dos quais 45 já foram convocados para iniciarem o processo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.