Desconto "surpresa" em aposentadoria e pensão levou 54 ao Procon em 2 meses
Beneficiários recorrem ao órgão para conseguir reembolso do que foi descontado sem autorização
A onda de reclamações sobre descontos "surpresa" em aposentadorias e pensões tem motivado denúncias em órgãos de defesa do consumidor. Isso porque associações que vendem seguro e outros benefícios como auxílio funeral, por exemplo, são apontadas como as responsáveis pela cobrança desses valores sem autorização.
O Procon de Campo Grande (Subsecretária de Proteção e Defesa do Consumidor) registrou 54 atendimentos relacionados a isso entre 23 de fevereiro e esta quinta-feira (18), até o momento desta publicação.
Todos geraram relatos contra as entidades, que o Procon vai avaliar. Se ficar comprovado que o desconto não foi autorizado, as instituições serão acionadas para devolver os valores e responder administrativamente por isso.
As reclamações no órgão podem ser feitas pessoalmente, indo até o prédio localizado na Avenida Afonso Pena, nº 3128, no Centro da Capital, ou então por telefone, discando 156 (e escolhendo a opção 2).
Procon estadual - A reportagem também consultou o Procon de Mato Grosso do Sul sobre a quantidade de atendimentos relacionados já realizados.
Por meio da assessoria de imprensa, o órgão estadual informou que está fazendo um levantamento e que irá divulgá-lo em breve.
Como pedir a exclusão - Os valores descontados geralmente variam entre R$ 20 e R$ 80. Ainda que não sejam tão altos, é importante impedir que novos descontos sejam feitos e garantir o reembolso do que foi descontado indevidamente.
A associação que fez ou está fazendo os descontos pode ser contatada diretamente para devolver os valores. É preciso primeiro saber qual associação está fazendo o desconto:
1) Olhe no extrato a abreviatura dela; 2)
Digite a sigla em ferramentas de busca como o Google na internet;
3) Acesse o site nos resultados da pesquisa;
4) E busque informações sobre a associação.
Como o Campo Grande News já apurou, a maioria das associações que fazem descontos no INSS não tem sede em Mato Grosso do Sul. Por isso, quem mora no Estado vai precisar tentar o ressarcimento por ligação, e-mail ou mensagem de WhatsApp. Os contatos são informados no site de cada entidade.
Confira o passo a passo completo aqui.
Matéria editada às 16h53 para corrigir o número do prédio onde se localiza o Procon.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.