Desde sábado, 20 bebês foram imunizados contra covid-19
Capital recebeu 1,5 mil doses na última sexta-feira e para não perdê-las, município faz aplicação da "xepa"
Desde sábado, apenas 20 bebês entre seis meses e dois anos de idade foram vacinados contra covid-19 em Campo Grande. Dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Nesse total, 10 são de crianças com comorbidades e outras 10 que foram beneficiadas com a “xepa”.
Nota da secretaria indica que houve “autorização emergencial, visando evitar a perda de doses que são destinadas exclusivamente” aos bebês que tem alguma doença de base.
No último sábado, 12, quando a vacinação para esse público começou, apenas seis haviam sido imunizadas, mas não havia sido contabilizado o número “xepas” aplicadas.
Diferentemente do que ocorre para os outros públicos, este imunizante tem como esquema primário três doses, sendo a segunda ministrada quatro semanas após o início do ciclo e a terceira em um intervalo de oito semanas da segunda aplicação.
Riscos - O Enfermeiro e doutor em infectologia, Everton Lemos, explicou ao Campo Grande News que as crianças não imunizadas acabam sendo alvos "fáceis" do vírus.
“De fato é uma preocupação. Toda onda de covid relacionada a uma nova variante é, sem dúvida, uma preocupação, principalmente para grupos não vacinados. Quando nós temos pessoas suscetíveis ao desenvolvimento da doença, o aumento do número de casos é muito rápido e as crianças acabam sendo alvos disso”, comentou.