Apenas seis bebês com comorbidades são vacinados contra covid-19 na Capital
Mais doses foram aplicadas, mas em crianças sem doenças prévias e o número ainda não foi atualizado pela Sesau
Apenas seis bebês com comorbidades receberam vacina contra covid-19 neste sábado em Campo Grande. Mais doses foram aplicadas, mas em crianças sem doenças prévias e o número ainda não foi atualizado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Estas receberam a chamada “xepa”, ou seja, vacina que sobrou e não usada no público-alvo da campanha inicial.
O carregamento com pouco mais de 1,5 mil doses dos imunizantes chegaram ontem à Capital e os primeiros beneficiados foram os bebês de seis meses a dois anos de idade e que possuem doenças de base. Entretanto, a Sesau liberou a vacinação nos pequenos dessa faixa etária caso sobrassem doses não utilizadas nos que têm comorbidades.
A liberação da “xepa” é devido a validade da vacina após ter o frasco aberto e o produto diluído. O armazenamento das doses só pode ser feito por apenas 12h. Ou seja, a medida visa não desperdiçar nenhuma dose durante a mobilização.
O intervalo entre a primeira e segunda dose da Pfizer Baby deve ser de quatro semanas. Já a terceira dose deverá ser aplicada após oito semanas.