ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  04    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Dia de vacina em grávidas tem baixa procura e emoção de quem saiu imunizada

Procura pela imunização contra a covid é tímida e até o meio da manhã de hoje, apenas 17 grávidas se vacinaram

Paula Maciulevicius Brasil e Jhefferson Gamarra | 21/04/2021 09:38
Manhã tranquila marcou o drive da vacina no Parque Ayrton Senna. (Foto: Marcos Maluf)
Manhã tranquila marcou o drive da vacina no Parque Ayrton Senna. (Foto: Marcos Maluf)

A manhã de tranquilidade chega até a surpreender quem já viu formar filas de quilômetros no drive do Parque Ayrton Senna. Neste feriado, a imunização é exclusiva para gestantes com comorbidades e a partir de 12 semanas.

A procura está tão baixa que até o meio da manhã desta quarta-feira, apenas 17 grávidas tinham sido vacinadas no drive. Uma delas foi a servidora pública federal Cristiane Kawasoko, de 37 anos, que não escondia a emoção.

Com asma, assim que soube que as gestantes com comorbidades seriam imunizadas primeiro, ela correu para pegar o laudo. À espera do segundo filho, Cristiane está com 20 semanas e vai saber o sexo no sábado, durante o chá revelação on-line.

Emocionada, Cristiane diz se sentir um pouco mais segura depois da vacina. (Foto: Marcos Maluf)
Emocionada, Cristiane diz se sentir um pouco mais segura depois da vacina. (Foto: Marcos Maluf)

"Eu estou muito emocionada mesmo. Estava ansiosa pela vacina, mas não achava que seria já agora", conta. Cristiane e o marido planejaram a segunda gestação, mesmo em meio à pandemia, pela idade da servidora.

Desde o início dos casos de covid-19, ela está em home office e diz que a exposição ao vírus é bem pequena. "Não saio de casa, só meu marido que sai para fazer tudo", explica.

O alívio que ela está sentindo é o de poder ter um pouco mais de segurança em relação à doença, mas frisando que vai continuar tomando todos os cuidados. "Não vamos aglomerar, vamos usar máscara, porque também não sabemos se a vacina protege realmente ou se vamos ter a doença de forma mais leve, e ainda podemos transmitir para quem não se vacinou", diz.

Pós-bariátrica, Janaína está aliviada com a imunização. (Foto: Marcos Maluf)
Pós-bariátrica, Janaína está aliviada com a imunização. (Foto: Marcos Maluf)

A movimentação maior tem sido de quem não se atentou que hoje o calendário é exclusivamente das grávidas. Os motoristas têm sido orientados a voltarem para casa e acompanhar a divulgação dos novos grupos e datas.

Coordenador administrativo do drive, Manoel dos Santos, fala que o movimento está aquém do esperado. "A procura está muito baixa, porque é um grupo específico e também é feriado", acredita.

Aliviada também estava a gestante Janaína Costa, de 33 anos. O caso dela entra em comorbidades por ser uma pós-bariátrica com deficiência de vitaminas. "Eu não esperava tomar a vacina agora, mas vi o calendário e me senti aliviada", comenta.

Locais - A imunização será realizada apenas nos drive-thrus do Parque Ayrton Senna e da Cassems, além do Ginásio Guanandizão, das  7h30 às 17h e na sede do IMPCG das 7h30 às 16h30.

Serão consideradas comorbidades as portadores de diabetes, hipertensão arterial crônica, obesidade (IMC maior que 30), doença cardiovascular, asma brônquica, imunossuprimidos, transplantados, doenças renais crônicas e doenças autoimunes.

Além do cadastro no site: http://vacina.campogrande.ms.gov.br, será necessário apresentação da carteirinha do pré-natal, de laudo médico autorizativo e documento que comprove a comorbidade no ato da vacinação.

Dia está sendo exclusivo para gestantes com comorbidades. (Foto: Marcos Maluf)
Dia está sendo exclusivo para gestantes com comorbidades. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias