ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Discussão do plano diretor terá maratona de 76 reuniões até julho

Aline dos Santos | 16/06/2017 11:45
Cidade terá nova etapa de debates sobre os planos para a próxima década. (Foto: Marcos Ermínio)
Cidade terá nova etapa de debates sobre os planos para a próxima década. (Foto: Marcos Ermínio)

Com 76 reuniões, começa na próxima segunda-feira (dia 19) uma maratona de encontros com a população para discutir o plano diretor de Campo Grande, documento que planeja a cidade pelos próximos dez anos.

Em tese, o projeto de lei deveria ter sido aprovado até outubro de 2016. Contudo, a minuta foi suspensa na Justiça após reclamações de que a proposta previa criação de taxa, ampliação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) Progressivo e a prefeitura “dona” de todos os terrenos da cidade.

Agora, será aberta a discussão com os moradores. As primeiras reuniões acontecerão nos bairros Bela Vista, São Bento, Itanhangá (Escola Bilíngue Harmonia) e Vila Carvalho (Escola Bernardo Franco Baís), entre 18h30 e 20h30 do dia 19. A maratona nos 74 bairros e dois distritos – Anhanduí e Rochedinho - só terminará em 28 de julho. O cronograma pode ser conferido aqui

O Estatuto das Cidades estabelece que a participação direta dos moradores é fator fundamental na reformulação da legislação que ordena o crescimento das cidades. Após a maratona de reuniões, técnicos da prefeitura, em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), vão formatar o projeto de lei de revisão do plano.

Diretora-presidente da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), Berenice Maria Jacob Domingues afirma que o projeto deve ser encaminhado até o mês de novembro para a Câmara Municipal.

“Vamos aproveitar as sugestões elaboradas pela sociedade e pelas entidades de classe para construir um projeto de lei que contemple os sonhos e as aspirações da maioria, criando um ambiente de desenvolvimento sustentável para Campo Grande das próximas décadas”, afirma Berenice em entrevista ao site da prefeitura.

Na próxima segunda-feira, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) fará, a partir das 10h, reunião de lançamento da retomada da elaboração do plano diretor. Campo Grande tem perímetro urbano de 35.903,52 hectares, sete regiões urbanas, 74 bairros e 743 parcelamentos.

Nos siga no Google Notícias