Duas escolas começam a vacinar contra a covid amanhã; confira escala
Ao todo, são oito unidades municipais de ensino que ofertarão imunização contra o coronavírus
Duas das oito escolas municipais previstas para aplicarem vacinas contra a covid-19, em Campo Grande, começarão atividades na terça-feira (1º), a partir das 8 horas. O atendimento vai até 11h30 e à tarde, das 12h30 às 16 horas.
O Campo Grande News teve acesso à escala de vacinação nas unidades de ensino, que indica que as escolas municipais Nerone Maiolino e a Ana Lúcia de Oliveira Batista começarão a aplicar doses amanhã. Nesta última, haverá o lançamento da campanha, às 9 horas.
Crianças menores de 12 anos têm de apresentar termo assinado pelos pais ou responsáveis, ou estarem acompanhados dos mesmos. As demais unidades terão início ao longo desta semana. Confira a lista:
- 1ºde fevereiro: Escola Municipal Nerone Maiolino, na Rua Marau, 63, no Bairro Vida Nova II;
- 1ºde fevereiro: Escola Municipal Ana Lúcia De Oliveira, na Rua Perciliana Barbosa Ferreira, 540, no Jardim Paulo Coelho Machado;
- 2 de fevereiro: Escola Municipal Professor José De Souza, na Rua Das Camélias, 360, no Bairro Buriti;
- 2 de fevereiro: Escola Municipal Professora Iracema Maria, na Rua Rotterdan, 2.053, no Bairro Rita Vieira III;
- 3 de fevereiro: Escola Municipal José Mauro Messias da Silva, na Rua Ivo Osman Miranda, 281, no Bairro Moreninha IV;
- 3 de fevereiro: Escola Municipal Geraldo Castelo, na Rua Padre João Crippa, 218, na Vila Castelo;
- 4 de fevereiro: Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass, na Avenida 2, nº 21, no Bairro Nova Campo Grande;
- 4 de fevereiro: Escola Municipal Elpídio Reis, na Rua Tertuliana Ghersel Cattaneo, 66, no Bairro Mata Do Jacinto;
O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, afirma que as unidades de ensino foram escolhidas para contemplarem as sete regiões urbanas da Capital. “Vamos colocar pontos de vacinação contendo todo o protocolo de biossegurança, com o álcool em gel, além da medição de temperatura”, garantiu.
O foco será imunizar as crianças, acima de cinco anos, mas os locais poderão ser utilizados por toda a população que deseja receber quaisquer doses.
É uma oportunidade de aproveitar a relação entre os pais com os alunos, para elevarmos esses índices de vacinação. Ainda temos 14 dias para essas crianças se vacinarem, antes do início das aulas, e é bom que se faça antes.”
Segundo a prefeitura, ao menos, 160 crianças foram internadas com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) neste ano. Este conjunto de sintomas é provocado por diversas doenças, tais como a covid-19 ou a gripe.
O prefeito da Capital, Marcos Trad (PSD), avalia que as escolas são locais adequados para levar a imunização ao público infantil, já que muitos pais têm receio de levar os filhos a outros pontos de imunização.
“Essa é uma preocupação para aqueles pais que têm o receio de levar os filhos nos postos de saúde por acharem que ali possam ter algum tipo de contaminação.”
A decisão de utilizar os locais para vacinação foi tomada após desativação do drive-thru da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) na Capital. Segundo a instituição informou à reportagem, o funcionamento deveria ocorrer até 24 de junho até dezembro de 2021, mas o prazo foi estendido até 31 de janeiro deste ano, a pedido do município.
Atualmente, além das escolas, ainda funcionam o drive do Albano Franco as 70 unidades de saúde, com capacidade total de aplicar 7 mil doses por dia.
Matéria editada às 15h43 para acréscimo de informação sobre o horário de atendimento.