Em 9 meses, fiscalização recolhe 115 veículos abandonados em ruas
"Limpa de carros" busca evitar acidentes e proliferação de animais peçonhentos
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), removeu 115 veículos abandonados nas principais vias da Capital entre 1º de janeiro a 29 de setembro, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (3).
Conforme a Agetran, a Lei 14.440, artigo 279, diz que veículos em estado de abandono ou acidentado poderão ser removidos para o depósito fixado pelo órgão ou entidade competente do Sistema Nacional do Trânsito, independentemente da existência de infração à legislação de trânsito.
A fiscalização considera como veículo em estado de abandono aquele que esteja estacionado na via ou em estacionamento público, sem capacidade de locomoção por meios próprios e que, devido a seu estado de conservação e processo de deterioração, ofereça risco à saúde, à segurança pública ou ao meio ambiente, mesmo que o veículo estiver em local permitido de estacionamento.
Para o gerente de Fiscalização do Trânsito, Carlos Guarini, esse trabalho dos agentes é muito importante para a coletividade. “A remoção desses veículos abandonados evita que pessoas se escondam ou acidentem e também que haja proliferação de mosquito da dengue ou animais peçonhentos”, ressalta.
Guarini ainda complementa que o cidadão que flagrar um veículo deteriorado, com pneu murcho, vidros quebrados, pintura vencida e que caracterize abandono pode fazer a denúncia por meio do canal 156.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.