Em "Agosto Verde Claro", foco é campanha contra a leishmaniose
Doença pode infectar cães, gatos e humanos
Campanha da Prefeitura de Campo Grande conscientiza a população para o "Agosto Verde Claro", de luta contra a leishmaniose. A transmissão ocorre através de picadas do mosquito já contaminado, infectando animais e até pessoas.
“Todos os meses fazemos uma campanha para um segmento diferente da causa animal, durante esse mês estaremos alertando para a prevenção da leishmaniose que em humanos é mais letal do que a dengue”, diz Bruno Nóbrega, diretor adjunto da SUBEA (Subsecretaria do Bem-Estar Animal).
Segundo a médica veterinária, Ana Thaís Andrade, atualmente existem tratamentos que combatem a transmissão da doença, porém nenhum elimina a presença do parasita no animal.
“O que a gente tem de prevenção é a vacina, que está disponível desde 2007 no mercado, e a parte de repelente em forma de coleira. Então tem que usar repelente e vacinar o animal”, finaliza.
A campanha quer mostrar que simples atitudes podem reverter o risco, como a limpeza do quintal, de casa e do abrigo do animal, evitando focos do mosquito, além de não deixar os animais soltos na rua e levar os bpets para consultas no médico veterinário regularmente.
Maiores informações podem ser obtidas com a Subsecretaria do Bem-Estar Animal, através do telefone 2020-1397.