Em fase de testes, posto do Tiradentes começa a atender público infantil 24h
Após polêmica, secretária de saúde afirma que local também continuará a receber adultos normalmente
Após polêmica e ainda em fase de testes, o CRS do bairro Tiradentes (Centro Regional de Saúde Dr. Antônio Pereira), em Campo Grande, começou a atender o público infantil nesta segunda (3). A abertura gerou polêmica e medo nos moradores devido a hipótese de que o local seria destinado ao atendimento exclusivo de crianças e que haveria redução do horário de funcionamento.
Apesar das novas placas, que indicam que há o Pronto Atendimento Infantil, o local seguirá recebendo adultos normalmente. A nova sinalização é apenas para indicar que agora a unidade conta com escala pediátrica.
A secretária municipal de saúde, Rosana Leite, afirmou que não haverá mudança no horário e que a ala infantil vai melhorar o serviço à população, ou seja, que o Centro continuará aberto 24h. Antes o atendimento infantil funcionava por meio de escala médica, apenas no horário noturno, os famosos plantões. Agora as crianças passam a ter assistência em todos os períodos, assim como os adultos.
“Nunca foi só a área pediátrica, teremos o atendimento infantil e adulto normal. Era fake news, eles [moradores] já estão bem informados agora. Foram até em reunião na câmara. Começamos o atendimento, mas essa semana é de reajustes, semana testes já que ainda estão terminando algumas coisas estruturais. O diferente agora é que vamos colocar mais pediatras, fisioterapeutas, nutricionistas, raio x. Agregou mais serviços e ampliou o atendimento”, disse a secretária.
O movimento de pais com crianças nesta segunda, no Pronto Atendimento Infantil, era baixo. Há apenas dois meses no bairro, Ana Paula Delboni, de 41 anos, comemorou que a unidade tenha pediatra. Ela foi até o local para que o filho de 5 anos fosse vacinado contra gripe.
"Acho ótimo ter pediatras o dia todo. O nosso coração fica até mais tranquilo, porque a gente não escolhe a hora que eles vão ficar doentes e vai precisar trazer eles no médico. Então é algo que irá melhorar principalmente com a mudança de tempo".
Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), apenas as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) dos bairros Universitário e Coronel Antonino dispunham dos profissionais 24h na área pediátrica. O funcionamento ainda está sendo estruturado pela secretaria, que não informou a dinâmica durante a semana de testes.
Kamila Souza, de 28 anos, estava acompanhada do filho de 1 ano e 7 meses. Ela, assim como Ana Paula, também levou a criança para tomar a vacina da gripe.
"Eu acho boa a mudança, se o atendimento adulto também continuar acontecendo. A pediatria aqui não é das melhores e antes só tinha pediatra a noite. A minha expectativa é que agora a gente venha e encontre pediatras em todos os horários".
Polêmica - Ao lado da Unidade de Pronto Atendimento Infantil, está a USF (Unidade de Pronto Atendimento da Família), que funciona das 7h às 22h. Os moradores estavam com receio de que com a mudança, o atendimento para adultos permanecesse no “postinho” e, que após às 23h e aos finais de semana tivessem que se deslocar para bairros mais distantes, como Coronel Antonino, Universitário e Moreninhas.
*Matéria atualizada às 11h50 para acréscimo de informações.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.