Espaço famoso para casamentos vai à falência e obriga noivos a remarcarem datas
Casais correm contra o tempo para conseguir local para festas e têm dificuldade para receber dinheiro de volta
O casal Joyce Layne Souza do Carmo, 28 anos, e Matheus Echeveria Pereira, 28 anos, teve que remarcar o casamento às pressas após a cerimônia ser cancelada faltando um mês para a festa. Os noivos também tiveram outra surpresa ao descobrirem que vários itens de decoração que constavam no contrato foram vendidos, além de se depararem com a infraestrutura da casa de eventos depredada e o gramado, onde seria celebrado o casamento, destruído.
Joyce relatou para a reportagem que, em outubro de 2022, reservou a área externa da Estância das Flores, espaço de eventos localizado no Bairro Coronel Antonino, famoso na Capital por vender a imagem de um "casamento perfeito e inesquecível", para realizar a cerimônia que estava marcada para agosto de 2023. “A proposta do casamento era ser externo, no gramado, que na época estava bem bonito. Quando a gente foi, estava reformando, mas disseram que até o dia do casamento estaria pronto”.
Em julho, a administração do espaço ligou para os noivos para avisar que não iam mais celebrar casamentos no local. A notícia caiu como um balde de água fria no casal, que investiu mais de R$ 8 mil na locação e decoração. Joyce comenta que o casal poupou durante meses para bancar a cerimônia, e Matheus chegou a vender a moto para ajudar a quitar as despesas.
Joyce explica que havia acabado de enviar os convites quando tudo aconteceu. Ela procurou a antiga proprietária para pedir o dinheiro investido na cerimônia de volta, mas a mulher só respondeu o casal após Matheus insistir. “A [antiga] proprietária disse que havia falido e que não ia pagar. Eu chorei bastante. Como eu ia ligar pra todo mundo e cancelar?”.
As famílias dos noivos e os padrinhos se juntaram para bancar uma locação nova, e o casal conseguiu remarcar a cerimônia para um dia depois da data inicial. A noiva lamenta que os planos tenham mudado por conta da negligência da administração da casa de eventos. “Eu tive que cancelar muita coisa. Queria colocar um bar, agora sem chance, porque o dinheiro que iria gastar com o bar vou ter que gastar com a nova locação”.
Outros caso - O cenário do casamento dos sonhos também virou pesadelo para uma psicóloga, de 25 anos, e um engenheiro, de 26 anos, apenas dez dias antes da data mais especial e marcante na vida do casal. Ele ficaram decepcionados ao se depararem com o local da cerimônia, que seria ao ar livre, como sonhava a noiva, com a grama destruída e a infraestrutura depredada e suja. "Eu queria sumir! Não sei nem explicar a sensação", resume a psicóloga.
O casal procurou a mesma empresa e contrataram um pacote promocional com direito a locação do espaço para a cerimônia e a decoração inclusa. Os noivos descobriram através das redes sociais que a empresa estava sob nova direção. "Eles [os antigos proprietários] nem avisaram que tinham saído”, diz a psicóloga.
Os noivos ficaram preocupados que a mudança de donos pudesse interferir na cerimônia. Então, foram até o local olhar como estava a reforma e os preparativos. “Quando a gente chegou, a gente levou um susto. O gramado quase não existia mais, cheio de bituca de cigarro no chão. Estava sujo, com vários vidros de garrafa”, detalha a noiva.
Desiludidos, os noivos decidiram desistir de fazer a cerimônia no local e pediram o ressarcimento do dinheiro investido. Eles pagaram R$ 3,9 mil, mas só receberam 40% do valor de volta. "Pediram desculpas e alegaram que não tinham dinheiro pra devolver. A gente preferiu largar mão e não ter mais dor de cabeça por causa disso. Foi desanimador. Não sei nem explicar a sensação, foi uma coisa terrível".
O casamento acabou acontecendo de noite, diferente de como o casal havia planejado. “Nosso sonho era fazer o casamento ao ar livre, a gente marcou o casamento de tarde por conta disso. Até meu vestido eu tinha escolhido especificamente para cerimônia de dia”, relembra a noiva.
Reforma - O novo proprietário da Estância das Flores, Lucas Roscoe, assumiu a direção da casa de eventos em fevereiro de 2023. O empresário esclarece que os antigos donos perderam capacidade financeira para dar continuidade às reformas e melhorias.
Desde que assumiu a direção, Lucas declara que a cozinha, banheiros, gramado, capela e iluminação passam por reforma e manutenção. "No momento, o espaço está mais focado em show e eventos com portaria enquanto terminamos as reformas para retomarmos a agenda de casamento. Estamos trabalhando com todo carinho para retomar 100% da glória do espaço".
Questionado a respeito da falta de assistência aos clientes dos antigos proprietários, Lucas respondeu que não está ciente do caso, pois “todas as datas agendadas pela antiga proprietária que foram comunicadas pela mesma com antecedência serão cumpridas”.
O empresário afirma que todos os problemas que chegaram até a administração foram resolvidos e ressalta que comprou apenas o ponto comercial, mas “sempre ajudamos os clientes que tiveram problemas com os antigos proprietários a resolverem seus casos”.
Evite transtornos - O presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Nikollas Pellat, orienta que o cliente, ao contratar um espaço para eventos, certifique-se que no contrato conste a data em que o acordo é selado, a data que o evento vai acontecer, como está o local na presente data e o que a empresa vai disponibilizar na data do evento.
Também é aconselhado pelo profissional que no contrato haja clausulas que assegurem o cliente de que, caso no dia se haja divergências, contratempos, ou o combinado seja descumprido, o cliente possa recorrer a uma indenização.
"A parte interna geralmente é mais difícil ter uma surpresa lá na frente, mas esses locais que tem gramado, coisas naturais, paisagem, pode acontecer um imprevisto. Mas isso não é culpa do cliente. Então quem está sendo contratado tem que se responsabilizar", esclarece o presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Nikollas Pellat.
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