Familiares aproveitam véspera de feriado para visitar túmulos
Somente no Santo Antônio, cerca de três mil familiares passaram por lá nesta terça-feira
Na véspera do feriado de Dia de Finados muitas pessoas já visitaram seus entes queridos enterrados nos cemitérios de Campo Grande. Somente no Santo Antônio, localizado na Vila Santa Dorotheia, cerca de três mil familiares passaram por lá nesta terça-feira.
A bióloga Juliane Nantes, de 40 anos, foi junto com a avó visitar o túmulo de um bisavô que ela nem mesmo conheceu. “Está bem conservado”, comentou, ao lembrar que fazer a visita é uma tradição da família. “Esse meu bisavô faleceu em 1957 e eu nunca tinha vindo visitá-lo”, comentou, reforçando que amanhã fará a visita oficial.
Juliana ainda disse que todos os anos costumam ir em quatro cemitérios e visitam sete jazigos. “É uma tradição e ainda ajuda a cuidar do espaço, sem deixar que o túmulo acabe”, comentou. “Minha vózinha fica triste com isso, porque vê que muita gente deixa de vir e o túmulo acaba se deteriorando”.
Além disso, a avó, Aurionides Dantas de Almeida, de 82 anos, diz também que manter as visitas anuais é uma forma de lembrar do ente querido. “Eu falo pras minhas filhas e netas que não é pra elas deixarem de fazer essa visita”, reforça, e ainda conta que em anos anteriores chegavam a tomar chimarrão e até faziam uma refeição junto aos sepulcros.
Coordenador do local, Michael Wender disse que o cemitério vai funcionar das 7h às 17h, assim como os demais cemitérios públicos – Santo Amaro e Cruzeiro. Nos três, segundo a Prefeitura de Campo Grande, é esperada a passagem de 216 mil pessoas. Há 93.400 pessoas sepultadas nos três cemitérios.