ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Famílias de baixa renda podem contar com enterro custeado pela prefeitura

O serviço oferece tanto o traslado do corpo quanto preparo, velório e enterro

Lucia Morel | 08/03/2023 18:11
Capela municipal do Cemitério Santo Amaro na avenida Presidente Vargas. (Foto: Arquivo)
Capela municipal do Cemitério Santo Amaro na avenida Presidente Vargas. (Foto: Arquivo)

Família do jovem Danilo Cézar de Jesus Santos, de 29 anos, teve dificuldade em arranjar dinheiro para pagar o sepultamento dele, que morreu assassinado no fim de semana. O corpo dele foi encontrado hoje em terreno baldio na Rua Marechal Rondon, centro de Campo Grande. O custo, entretanto, em casos de vulnerabilidade, pode ser arcado pela prefeitura através do auxílio-funeral.

O serviço existe há bastante tempo e pode ser acessado através de contato telefônico com a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), que oferece o traslado do corpo, preparo, velório e enterro. A capela disponível é a do Cemitério Santo Amaro, onde o velório ocorre por duas horas e então, ocorre o sepultamento.

O auxílio é um dos benefícios eventuais oferecidos pela prefeitura municipal como o fornecimento de cesta básica, fruta e verdura, auxílio-natalidade e auxílio-documento. Para ter direito a eles, a família deve ser considerada em situação de vulnerabilidade, tendo renda de até meio salário mínimo por família ou que estejam no Cadastro Único e que não possuem condições financeiras para arcar com as necessidades urgentes.

Para acessar o auxílio-funeral, a SAS disponibiliza atendimento via telefone das 7h às 22h pelo número (67) 99817-0093. Após o primeiro contato, o atendente repassará as orientações de como proceder para ser beneficiado e passará por triagem com análise social.

O benefício está previsto no artigo 11 da deliberação 182 do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), de 2010. O serviço é gerido pela Dibe (Divisão de Benefícios), composta de assistentes sociais e psicólogas.

A família de Danilo conseguiu doações para pagar o enterro que ocorre na Pax Real do Brasil das 19h às 21h de hoje. Após o velório, o corpo será levado para Cassilândia, onde maior parte da família dele mora.

Nos siga no Google Notícias