ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Frio desafia, mas motoclube se mobiliza para doar sangue e salvar vidas

Turma de motociclistas compareceu ao Hemosul para contribuir na campanha deste sábado

Por Jéssica Fernandes e Geniffer Valeriano | 13/07/2024 10:41
Frio desafia, mas motoclube se mobiliza para doar sangue e salvar vidas
Participantes do motoclube reunidos na recepção do Hemosul. (Foto: Paulo Francis)

Para ajudar a mãe de um amigo, participantes de motoclube de Campo Grande organizaram campanha de doação de sangue neste sábado (13). Antes da boa ação, a turma aproveitou um café da manhã e em seguida foram ao Hemosul.

Cerca de 22 associados do motoclube ‘Anarquias’ estavam no local às 10h. O vice-presidente, Wellington Alves, de 40 anos, comenta que nem todos puderam vir devido a compromissos. Apesar de outros motoclubes da Capital terem campanhas de doação no calendário, ele comenta que é a primeira vez que essa turma se mobiliza.

Mesmo com os termômetros marcando 11ºC nas primeiras horas de hoje, o motociclista relata que os integrantes não viram problema no frio. “Quando é uma boa ação não tem frio que impeça a gente. A gente do motoclube está acostumado com o frio”, explica. Com a boa ação, o vice-presidente destaca que a sensação é de dever realizado. “Somos uma irmandade e é muito bom estar ajudando”, afirma.

Frio desafia, mas motoclube se mobiliza para doar sangue e salvar vidas
Wellington Alves fala que frio não impediu mobilização da turma de motociclistas. (Foto: Paulo Francis)

Doadora há 15 anos, Emília Lemes, de 46 anos, é casada com um dos membros do grupo. Neste sábado, ela compareceu em solidariedade a mãe do amigo, porém ressalta que outras vidas serão ajudadas e é importante campanhas como essa. “O sentimento é de agradecimento de estar ajudando”, completa.

Depois de muito tempo sem doar sangue, Leandro Lima, de 40 anos, é mais um que tirou o sábado para fazer isso. O contato relata que como motociclista encara o frio em diferentes situações, então não poderia deixar de fazer sua parte.  “Ajudar o próximo é sempre bom. Com o frio foi difícil sair de casa, mas a gente encara porque muitas vezes encaramos para passear ou ir a outros lugares”, diz.

Enquanto realizava a doação, André Duarte, de 45 anos, também conversou com a equipe de reportagem. O engenheiro mecânico sempre participa de campanhas independente das condições climáticas. “Hoje foi difícil sair de casa, mas a gente que é do motociclismo gosta de um desafio e hoje era por um motivo especial de poder estar ajudando o próximo”, fala.

Frio desafia, mas motoclube se mobiliza para doar sangue e salvar vidas
Na sala de doação, André comenta que superou o frio para ir ao Hemosul. (Foto: Paulo Francis)

Redução nas doações - Assistente social do Hemosul, Raquel Nunes, explica que foi constatada redução de 50% nas doações neste período de frio. Além da mudança no clima, ela cita que o período de férias é outro fato que contribui para a queda de doações.

“No frio sempre tem redução. Agora a gente tem a combinação de frio e férias que não é tão boa para nós porque muitos vão viajar e acabam não passando para realizar a doação antes de sair”, pontua.

Por esse motivo, a assistente social reforça que campanhas como a do motoclube são sempre necessárias. Hoje, o Hemosul segue atendendo até 12h, mas no próximo sábado é até às 17h.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias