Hospital do Câncer diz que retoma radioterapia na semana que vem
O tratamento de radioterapia feito pelo Hospital do Câncer em Campo Grande, interrompido há quase um mês por causa de um equipamento quebrado, deve ser retomado na próxima segunda-feira (22), de acordo com a diretoria do hospital.
A peça da câmara de ionização, que queimou após um temporal, motivo pelo qual o tratamento foi cessado, foi solicitada no Reino Unido e já está no País, conforme o hospital. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a peça está no aeroporto de Viracopos, em Campinas, segundo a informação do despachante responsável.
Após os tramites legais que incluem a liberação do Decex (Departamento de Operações de Comércio Exterior) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Governo Federal e também a vistoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a peça será entregue ao Hospital do Câncer.
A médica responsável pelo setor, Eva Glória Siufi, acredita que até segunda-feira o atendimento esteja normalizado.
Com a pausa no tratamento, mais de 1.500 atendimentos deixaram de ser feitos no local. A peça foi solicitada imediatamente e custou 10 mil dólares.
Conforme o hospital, a peça está no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo e não teria chegado por causa da greve da Anvisa e também devido aos problemas ocorridos no aeroporto de Campinas no fim de semana.
De acordo com a assessoria de imprensa, o período que pacientes ficaram sem a radioterapia não vai prejudicar o tratamento. Eles receberão complemento nas próximas sessões.