ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Hospital fará exames gratuitos para diagnóstico do câncer de próstata

Serão 100 senhas por dia, distribuídas por ordem de chegada

Gabrielle Tavares | 04/11/2022 13:24
Hospital do Câncer Alfredo Abrão, em Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Hospital do Câncer Alfredo Abrão, em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Em alusão ao Novembro Azul, mês marcado pela conscientização sobre a importância do diagnóstico e prevenção do câncer de próstata, o Hospital do Câncer de Campo Grande vai realizar exames de sangue gratuitos em homens de 50 a 75 anos durante todo mês de novembro.

A partir do dia 8 de novembro, serão distribuídas 100 senhas por dia, a partir das 5h. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada e os resultados poderão ser retirados após 15 dias úteis. Casos suspeitos serão investigados e se necessário, encaminhados para tratamento.

Interessados devem comparecer ao hospital em jejum de 4 horas e não podem ter tido relações sexuais por 72h, nem praticado atividades de montaria, como andar de bicicleta, de moto e a cavalo.

Conforme dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o mais incidente nos homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. A previsão é de 1.240 casos novos em Mato Grosso do Sul, mas quando diagnosticado e tratado no início, a chance de cura é de 90%.

Os exames mais utilizados para o diagnóstico são o PSA (Antígeno prostático específico), que é o de sangue, e o toque retal, no qual o médico avalia o tamanho da próstata, que pode ficar maior e mais dura quando ocorre alguma inflamação. Este exame é muito rápido e causa apenas um leve desconforto.

Também existe a ultrassonografia, feita para avaliar o tamanho desta glândula e identificar alterações na sua estrutura.

Fazem parte do grupo de risco homens que possuem histórico familiar de câncer de próstata, além de homens negros e que tenham obesidade.

Nos siga no Google Notícias