Idoso perde R$ 25 mil após entregar cartão para falso funcionário de banco
Ao todo, foram realizadas oito transferências por Pix e mais um empréstimo pessoal
Um idoso de 73 anos perdeu R$ 25.730,00, após cair no golpe de falsa compra, em Campo Grande. Ao todo, foram realizadas oito transferências por Pix e mais um empréstimo pessoal. Apesar de a situação ter acontecido na última sexta-feira (19), somente hoje (22) o homem foi até a delegacia para registrar boletim de ocorrência.
Ele conta que os golpistas entraram em contato por quatro números de telefones diferentes, sendo que dois tinham o DDD 67, da Capital, e os outros, 11, de São Paulo.
Durante a primeira ligação, a pessoa que conversou com o idoso se apresentou como funcionário de uma agência bancária e informou que havia sido realizada uma compra em seu cartão na cidade de Dourados. Porém, a vítima não possui conta alguma na agência citada pelo estelionatário.
Pouco tempo depois, outra pessoa ligou novamente e repetiu a mesma história, se apresentando dessa vez como funcionário do Bradesco. Como possui conta nesse banco, respondeu que não reconhecia as compras feitas. Logo, foi orientado a entregar o seu cartão para que fosse colocado em um envelope lacrado, pois outro ‘funcionário’ iria buscá-lo para que pudessem fazer um teste e verificar a suspeita de fraude.
Após fornecer o seu endereço, no Jardim Samambaia, um motociclista foi até a casa da vítima e fez o recolhimento do cartão. No dia seguinte, o idoso suspeitou ter caído em um golpe e foi até a agência bancária.
Ao checar o extrato, constatou que foram realizadas oito transferências por Pix, somando R$ 10.730,00, sendo distribuídas para três contas diferentes. Ainda, foi realizado um empréstimo pessoal no valor de R$ 15.000,00. Assim, a vítima totalizou um prejuízo de R$ 25.730,00.
Cuidado - O Banco Bradesco alerta que não entra em contato com clientes pedindo senhas, posições da Chave de Segurança ou atualizações sistêmicas. Às vezes, o golpista pode falar alguns dados do cliente para tentar mostrar segurança, mas não se deve confirmar nem passar mais informações.
As ligações podem ser feitas por um número igual ao da Central de Atendimento Bradesco. "Se você receber ligação do número 4002 0022 ou de qualquer outro do Bradesco, não siga as orientações do suposto funcionário. A central do Fone Fácil é apenas receptiva, ou seja, só recebe ligações", informa a agência.