Igrejas "cancelam" cultos para idosos e orientam participações só pela internet
As mudanças são medidas de prevenção para evitar a contágio do coronavírus; Saúde recomenda cancelamento de eventos
As igrejas de Campo Grande também estão adotando medidas de precaução para evitar o contágio do coronavírus, principalmente, em relação aos idosos, grupo com risco de complicações pela doença. Dentre as instituições evangélicas há pedidos para pessoas com mais de 60 anos evitarem os cultos presenciais. Nas missas católicas, a hóstia que antes poderiam ser compartilhada na boca dos fiéis , desde a semana passada são entregues exclusivamente nas mãos.
Alerta foi publicado no site da Primeira Igreja Evangélica Batista de Campo Grande na sexta-feira (13) com recomendações, decisões e alternativas. Conforme o comunicado, idosos "não devem participar dos cultos presenciais" e a alternativa é acompanhar as celebrações pela internet
Para os demais fiéis, a ideia é manter as reuniões religiosas neste fim de semana, oferecendo pontos de higienização com álcool gel em todas as dependências da instituição.
As recomendações voltadas para idosos também são dirigidas as pessoas com tosse, febre, gripe e resfriados. Outro alerta é em relação ao contato físico entre os fiéis. "Os dirigentes de cultos devem evitar dinâmicas que facilitem o abraço, o aperto de mãos e a troca de cálices na ceia", informaram.
Comunicado semelhante foi publicado pela Igreja Presbiteriana do Brasil. As orientações são voltadas para os líderes religiosos colocarem em prática nas igrejas. Em relação aos idosos, a orientação é a mesma: de evitar os cultos presenciais “cristãos dessa faixa etária podem acompanhar o culto pela Internet”, informam. Os outros integrantes são orientados a manter o contato com este grupo por meio de telefones e redes sociais.
Outra recomendação para os fiéis é evitar reuniões em pequenos grupos. “Algumas reuniões na igreja podem facilmente ser prorrogadas ou até mesmo suspensas. Sempre que possível, é recomendável transferir essas reuniões para outras ocasiões”.
No Santuário do Perpétuo Socorro em Campo Grande, a recomendação para os fiéis é evitar o abraço da paz e adotar medidas de prevenção como lavar sempre as mãos e evitar abraços e apertos de mão. Os avisos estão nas redes sociais do Santuário e são divulgados antes de cada missa.
Outra mudança tem relação com a comunhão. Antes da pandemia do coronavírus, a hóstia poderia ser dada tanto nas mãos quanto diretamente na boca. Neste período está sendo feita somente nas mãos para evitar o contato.