Líderes de bairros pedem asfalto como prioridade em encontro com prefeita
Secretarias municipais vão até região do Anhanduizinho ouvir reivindicação dos moradores de 16 bairros
Os conselheiros regionais da maior região de Campo Grande, o Anhanduizinho, se reuniu na manhã deste sábado (5) para pedir melhorias nos bairros com a 5ª edição do Café com os Conselheiros Regionais.
De acordo com o conselheiro Tony Nogueira, a maior reivindicação dos moradores é asfalto. “A nossa região é que tem maior aglutinação de bairros e todos foram chamados para apresentar suas demandas para a prefeitura. O que os moradores mais pedem é asfalto, saneamento básico, segurança, melhoria na educação e saúde”, pontuou.
Várias mesas com servidores de secretarias municipais foram espalhadas pelo ginásio da Escola Municipal Rafaela Abrão. A líder de pedidos foi a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).
Dona Miralva Silva Florentino é líder comunitária de cinco bairros e foi até o encontro pedir mais uma vez pela pavimentação. “Estamos há 47 anos esperando esse benefício. Temos ruas que ficam intransitáveis, mas estamos acreditando na gestão da prefeita”, destacou.
Ela disse que a esperança de todos é ter ‘um tapete preto’ nas ruas. “Teve prefeito que lançou esse asfalto 13 vezes. Chegaram a demarcar as ruas e não chegou a obra. Eu chorei que nem criança na prefeitura porque o projeto não saiu do papel. Também precisamos de um local para o lazer. Mas falam que só podem fazer uma praça com aparelhos se tiver asfalto”, lamentou.
Liderança de outras regiões também foram ao evento. Este é o caso do Jafé Santos, que é líder do bairro Caiobá, na região do Lagoa. “A gente sempre pede por infraestrutura e melhorias nas escolas. Sabemos que o poder público tem dificuldades de nos atender, mas nosso papel é pedir. Conseguimos a promessa de asfalto em algumas ruas para o ano que vem no nosso evento do café com conselheiros”, ressalta.
A diretora-presidente da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), Berenice Maria Jacob Domingues destacou que o evento serve para diminuir o espaço entre a gestão e as pessoas que entendem os problemas dos seus territórios.
“A prefeita Adriane Lopes entendeu que existe a necessidade de ouvir a população para ter menor possibilidade de fazer errado. Por isso aprimoramos o nosso atendimento com esse evento do café com os conselheiros. Ninguém fica sem resposta. Até quando não é possível, respondemos o não e o porque não podemos realizar o pedido da demanda”, acrescentou.
Para o próximo ano, os pedidos de pavimentação e drenagem que são líderes de reivindicações devem entrar no orçamento do município. “Já encaminhamos para a Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento) para compor a peça orçamentária do ano que vem. Além disso, as parcerias com União e Estão são fundamentais para que o asfalto se concretize, já que estamos passando por um processo de reequilíbrio financeiro”.
A prefeita Adriane Lopes (PP) ressaltou o papel de cada um no evento. “Essa é uma inovação nossa de levar a gestão para os bairros, resolver os problemas aqui, olhando nos olhos das pessoas, vendo o problema e encontrando soluções. Nós vamos passar pela administração, mas deixaremos um grande legado”.
A sexta edição do Café com os Conselheiros Regionais acontecerá no dia 30 de setembro na Região Urbana do Imbirussu.
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.