ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  20    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Lojas do Centro podem abrir no aniversário de Campo Grande

Comerciantes terão que dar folga compensatória para o dia trabalhado

Izabela Cavalcanti | 18/08/2023 11:22
Consumidores na Rua 14 de Julho, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Consumidores na Rua 14 de Julho, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Lojas do comércio de Campo Grande poderão funcionar normalmente no dia 26 de agosto, data em que é comemorado o aniversário da Capital.

A decisão ocorreu por meio de autorização da Convenção Coletivo de Trabalho firmada entre o Sindivarejo-CG (Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande), Fecomércio MS e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande.

O gerente de relações sindicais da Fecomércio MS, Fernando Camilo, explica que o funcionário terá direito a uma folga compensatória.

"Para cada dia trabalhado o empregado fará jus a uma folga compensatória, a ser concedida preferencialmente na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias. Já os empregados contribuintes do sindicato laboral terão direito a uma indenização equivalente a 7% do valor do piso salarial pelo dia trabalhado", pontuou.

Segundo o presidente da CDL-CG (Câmara de Dirigente Lojistas de Campo Grande), Adelaido Vila, na próxima semana será feita reunião com os empresários do Centro para debater os pontos negativos e positivos de abrir no feriado.

“Terá presença de pessoas no Centro, por causa do desfile. Mas toda vez que abre no feriado tem um custo. Então, vamos ter uma reunião para conversar sobre isso na semana que vem”, disse.

Além disso, para abrirem as portas no feriado, os comerciantes precisam cumprir as formalidades junto ao Sindicato dos Empregados. É necessário informar em até cinco dias antes da data, por escrito e com protocolo, além de pagar R$ 20 por empregado. Ficam isentas as empresas que já contribuem com o sindicato.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias