Mais de 5 mil hidrômetros foram encontrados em desmanche ilegal
Responsável pelo local no Bairro Dom Antônio Barbosa alega que material possui nota fiscal
Após funcionários da Águas Guariroba encontrarem um depósito de desmanche para hidrômetros na Rua Zeca Neto, Bairro Dom Antônio Barbosa, durante a tarde deste sábado (7), a Polícia Civil recolheu três relojoarias para a realização de perícia.
Para a reportagem, o perito criminal Bruno Ribeiro afirmou que mais de 5 mil equipamentos medidores de água foram encontrados no terreno. "A partir da coleta, teremos 10 dias para a realização do laudo. Acreditamos que todo o material seja furtado, pois só a concessionária responsável pode fazer a reciclagem".
Ribeiro também pontuou que o material era utilizado para ligações ilegais, conhecidas como 'gato'. "Este material tem um custo mais alto por conta dos metais internos. As pessoas usam para desmontar e revender, ou então, realizar substituições não permitidas".
Uma moradora que não quis se identificar disse que o local é utilizado por usuários de drogas. Ainda nesta semana, o portão foi furtado, junto com outros materiais que estavam no local. "Já vi vários fios nesse lugar. Estavam dentro de bolsas. Esse espaço é usado como abrigo para usuários".
Sobre o ocorrido, a Águas Guariroba emitiu nota à imprensa. No texto, afirma que irá providenciar a retirada dos hidrômetros para o devido descarte. "A relojoaria dos equipamentos pode ser utilizada em fraudes de outros medidores de água, por isso o material será recolhido e descartado".
Em média, a empresa estima a realização de 2 mil trocas de medidores por ano. "Orientamos que os clientes utilizem a caixa de proteção padrão que ajuda a proteger o hidrômetro".
Conforme noticiado, policiais do GOI (Grupo de Operações de Investigações) estiveram no local após a denúncia de funcionários da Águas que estavam realizando serviços na região.
Ao abrirem o portão do local, acabaram encontrando centenas de hidrômetros furtados. Logo após, os funcionários acionaram a Polícia Civil que foi até o local verificar a situação. Em seguida, os oficiais se dirigiram até a delegacia para registrar a ocorrência. Dentro do terreno ainda foi possível observar um grande número de fios enrolados, além de outros objetos como TVs e pneus velhos.
O outro lado - O responsável pelo depósito informou ao Campo Grande News que os hidrômetros todos possuem nota fiscal.
Por telefone, foi dito que ele teria recebido o material de uma empresa que anteriormente teria comprado os objetos em um leilão do Estado. "O material foi vendido para o dono do local onde eu locava há 6 meses", afirmou. No entanto, nenhuma prova substancial foi apresentada até o fechamento desta matéria.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.