Mais um dia de chuva não espanta folião que ama o Carnaval
Festa foi considerada segura e tranquila por quem esteve no local; apenas duas ocorrências foram registradas
Folia de Carnaval na Esplanada Ferroviária, localizada na região central de Campo Grande, não foi afetada pela chuva que atingiu o Estado durante a tarde desta segunda-feira (20). Após o encerramento da celebração, grupos começaram a se aglomerar na frente do Anfiteatro Dom Bosco, que fica Avenida Mato Grosso. De forma organizada e tranquila, os policiais e a chuva dispersaram a multidão, sem utilizar uso de força.
A equipe de médicos e socorristas que fazia plantão no local afirmou que a noite foi tranquila. O tenente-coronel Pavão, do 9º Batalhão de Polícia Militar, afirmou para a reportagem que hoje foi um dia tranquilo na dispersão dos foliões.
"Desde as 13h estamos fazendo um controle de segurança preventivo. Estamos com policiamento maior, em todas as áreas, para atender o número de 8 mil foliões", pontuou.
Durante toda a noite, apenas duas ocorrências foram registradas pela PM. Um adolescente de 18 anos disparou ofensas e palavras de baixo calão para a equipe que estava na entrada da Esplanada e foi autuado por desacato. Já outro jovem, 20, foi preso por tráfico de drogas na área externa do evento, após portar R$ 1.080,00 e algumas gramas de maconha.
Sem brigas, Pavão apontou que a PM, junto com os demais órgãos, se organizaram para fechar o perímetro da Esplanada e que possibilitou a criação de uma bolha com apenas dois acessos. "Esse bloqueio da GCM (Guarda Civil Metropolitana), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e outros órgãos é fundamental. A revista, realizada por uma equipe privada, também ajudou bastante".
A equipe do Campo Grande News acompanhou o encerramento e não flagrou brigas. Assim que os policiais pediram para dispersar a multidão, o Centro ficou vazio.
Vitor Samudio, do Capivara Blasé, afirma que a avaliação do Carnaval é positiva. "Depois de dois anos sem Carnaval, é muito bom retornar. A chuva inibiu algumas pessoas de vir para a rua, mas a gente percebe a sede das pessoas pela cultura, pelo entretenimento", explicou.
Com expectativa inicial de receber 10 mil pessoas, o organizador do bloco acentuou que o Carnaval faz parte da nossa cultura. "É um patrimônio. E mesmo na chuva a gente percebe a persistência e a perseverança para que as pessoas brinquem e se divirtam, é muito bom, é emocionante. A chuva não espantou quem veio pra cá, é contagiante, é bonito de ver".
Confira a galeria de imagens: