ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Moradores doam papel a posto de saúde para obter resultado de exames; Sesau nega

Pacientes têm recebido os arquivos por mensagem em aplicativo de celular, o que tem causado transtornos

Lucia Morel | 05/01/2023 15:50
Carlos Alberto (de verde) junto a representante do posto de saúde, entregando resmas de papel em agosto do ano passado. (Foto: Direto das Ruas)
Carlos Alberto (de verde) junto a representante do posto de saúde, entregando resmas de papel em agosto do ano passado. (Foto: Direto das Ruas)

Sem papel para receituário médico ou resultado de exames, pacientes da USF (Unidade de Saúde da Família) da Vila Fernanda têm recebido os arquivos por mensagem em aplicativo de celular, o que tem causado transtornos.

“Não há normativa, não há uma determinação para isso, existem pessoas que podem e pessoas que não podem ou não tem como sair pra procurar local para imprimir. É obrigação da prefeitura providenciar e garantir papéis para estes e outros serviços”, afirma o presidente da Associação de Moradores da Vila Fernanda, Carlos Alberto Romero.

Conversa de moradores no WhatsApp. (Foto: Direto das Ruas)
Conversa de moradores no WhatsApp. (Foto: Direto das Ruas)

Segundo ele, a situação ocorre desde o ano passado e, em agosto de 2022, a associação chegou a doar resmas para o posto de saúde. “Temos uma moradora que perdeu esposo e só moram ela e filho agora. Ela vive de doações. Como é que vai pagar uma impressão, mesmo sendo baratinha?”, questiona.

Ele afirma também que a empresa que assumiu a manutenção das impressoras da rede de saúde reduziu as resmas de cinco semanais para cinco mensais.

“O gestor da unidade determinou que os atendentes de recepção façam com que os moradores tenham receitas e resultados de exame somente no Whatsapp, e isso é ilegal”, reclama.

A reportagem encaminhou questionamento para a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) que, em nota, informou que "a  informação de falta de papel sulfite na unidade não procede. Conforme apurado no local, há resmas fechadas na unidade. Os exames ficam no sistema da prefeitura, sendo consultado pelo médico durante a consulta em qualquer uma das 74 unidades de saúde, caso seja de desejo do paciente levar o arquivo impresso, ele poderá solicitar na recepção, que entregará o documento a ele".

Direto das Ruas - O pedido de ajuda chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias