ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEXTA  02    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Moradores organizam "panelaço" após vizinho furtar apartamento

Grupo de ao menos 100 pessoas quer saída de sindíco que administra residencial desde 2019

Por Ana Paula Chuva | 02/08/2024 17:07
Entrada do condomínio residencial onde protesto será realizado (Foto: Google Street View)
Entrada do condomínio residencial onde protesto será realizado (Foto: Google Street View)

Moradores do condomínio Parque Castelo de San Marino organizam “panelaço” após um dos apartamentos do local ser furtado por um vizinho. O grupo, de ao menos 105 pessoas, pede a saída do síndico que administra o residencial desde 2019 e também a transparência nos gastos com obras e segurança do local. A nova eleição acontece em setembro de 2025.

Ao Campo Grande News, um dos organizadores da manifestação explicou que o mandato de cada sindico é de 2 anos, no entanto, ninguém consegue se eleger. Na última eleição o candidato adversário acabou sendo retirado da disputa por um processo na Justiça.

“Desde o segundo mandato temos muitas reclamações. São muitos moradores que estão desgastados por conta do descaso com a segurança e o cuidado com as obras do condomínio que geralmente tem alto custo e baixa qualidade. Pedimos contratos e demonstrativos, mas não temos respostas”, explicou o morador que prefere não se identificar.

À reportagem ele explica que após a movimentação do grupo, o síndico vem tentando mostrar serviço para tentar barrar o protesto. Segundo o morador, o grupo quer ter acesso a todos os custos e valores usados nessas reformas e nos serviços de melhoria do condomínio.

“Não temos nada contra a pessoa, mas sim queremos esclarecimentos sobre os gastos da administração. Não temos demonstrativo nenhum de como são utilizados os recursos. Estamos buscando nosso direito à segurança, comprovação dessas despesas. Não estamos acusando ninguém de nada”, disse um dos organizadores do protesto.

Sobre a segurança, o morador destaca que o furto do dia 20 de julho não foi o primeiro que aconteceu no local. Ele destaca que já foram subtraídos diversos objetos do condomínio incluindo motocicleta e bicicletas. Além disso, o autor do último crime chegou a entrar novamente no residencial.

“Ele entrou no condomínio sem ser barrado. Entrou em um dos blocos, mas a fechadura estava trancada. Saiu e até o momento não o vimos novamente”, contou o morador.

O panelaço está marcado para acontecer no dia 17 de agosto às 19h em frente ao condomínio. O objeto do grupo é mobilizar mais pessoas até a data já que no local há 720 apartamentos, com aproximadamente 3 mil moradores.

Outro lado - Procurada pela reportagem, a assessoria jurídica do condomínio explicou que as prestações de contas são feitas regularmente todos os anos até o mês de março. Nas reuniões são apresentadas as contas e despesas do ano anterior e a previsão orçamentária do ano corrente.

"Até o momento, todas as prestações de contas foram aprovadas. Esses documentos estão disponíveis no aplicativo da administradora e são acessíveis para todos os moradores. Tudo é analisado pelos conselheiros fiscais que depois aprovam ou não", pontuou em nota que ainda destaca que a taxa de condomínio está abaixo do necessário e há uma alta inadimplência, prejudicando o pagamento das contas mensais.

Sobre a segurança, o documento informa que o condomínio esta em fase final da automatização da portaria e das portas de entradas dos blocos com reconhecimento facial, sem aumento da taxa de condomínio e que o autor do furto de julho mentiu. Por ser morador do local, ele afirmou que a esposa havia esquecido a chave e deu número de outro apartamento ao chaveiro que abriu a unidade da vítima.

"O chaveiro foi inicialmente barrado na portaria, pois o porteiro tentou, sem sucesso, falar com a moradora da unidade. O ladrão então desceu, afirmou que autorizava a entrada do chaveiro, e o porteiro permitiu a entrada, acreditando tratar-se de um morador. Infelizmente, o condomínio não tem como controlar tais situações, uma vez que foi um residente, levado por outra moradora, que cometeu o crime", diz a nota.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias