Motorista imprudente é filmado ultrapassando pelo acostamento
No vídeo, enviado ontem à redação, é possível ver o carro fazendo a manobra em local proibido
Imagem feita por leitor do Campo Grande News mostra o momento em que um Volkswagen Polo faz uma ultrapassagem pelo acostamento, na BR-163, próximo à Uniderp Agrárias, no perímetro urbano de Campo Grande.
No vídeo, enviado ontem à redação, é possível ver o carro ultrapassando dois veículos de passeio pelo acostamento em local que a manobra é proibida. O fato aconteceu próximo à esquina da universidade, onde há semáforos. Conforme a PRF (Polícia Rodoviária Federal), de janeiro até ontem (15), foram contabilizadas 5.979 multas nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul.
Ao realizar uma ultrapassagem pelo acostamento, o condutor está sujeito a multa multiplicada por cinco, ou seja, de R$ 1.467,35, além dos sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
De acordo nota publicada no site da PRF, a atitude de utilizar o acostamento irregularmente, além de demonstrar a falta de respeito com quem está na fila, pode causar acidentes caso outro veículo precise do acostamento para parada de emergência ou ainda se houver ciclista ou pedestre transitando no local.
Além disso, atrapalha ou impede a passagem de veículos de emergência. O acostamento só pode ser utilizado por quem entra ou sai de imóveis ou áreas especiais de estacionamento ou se determinado pela autoridade viária.