ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Na 2ª fase de vacinação, filas dão lugar a marasmo nos postos

Cadeiras vazias e doses "encalhadas" marcaram primeiras horas da nova fase de imunização

Jones Mário e Clayton Neves | 16/04/2020 10:49
Na 2ª fase de vacinação, filas dão lugar a marasmo nos postos
UBSF do Jardim Batistão vacinou apenas 28 pessoas nas primeiras horas da manhã (Foto: Henrique Kawaminami)

No lugar de imensas filas, distribuição de senhas e doses limitadas, a segunda etapa de vacinação contra a gripe começou com cadeiras vazias e marasmo nas unidades de saúde de Campo Grande, na manhã desta quinta-feira (16).

Na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Tarumã, apenas seis pessoas haviam procurado imunização até 8h30min. A recepção registrava pouco movimento.

Diabético, o professor Luiz Paulo Ferreira, 58 anos, foi um dos poucos a aproveitar o primeiro dia de segunda fase.

Na 2ª fase de vacinação, filas dão lugar a marasmo nos postos
Luiz Paulo Ferreira foi um dos poucos a procurar imunização no primeiro dia de nova etapa (Foto: Henrique Kawaminami)

"Agora no inverno é preciso se cuidar. Quero ficar mais um ano imune dessa doença e já estou aguardando a próxima vacina, do coronavírus”, brincou.

Os idosos, público-alvo da primeira etapa junto com os profissionais da Saúde, podem procurar os pontos de vacinação caso tenham perdido o prazo. Foi o caso de Maria de Fátima, 66, que foi andando do bairro vizinho, o Pênfigo, até o Tarumã.

“Não encontrei em farmácia e posto perto de casa. Também tenho diabetes e por isso tomo vacina todo ano”, afirmou.

A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Coophavilla havia vacinado 17 pessoas nas primeiras horas de funcionamento, como a cuidadora de idosos Maria Ivone, 55, que aproveitou intervalo no serviço para garantir a imunização. Ela é hipertensa.

Já a UBS do Jardim Batistão aplicou 28 vacinas contra o vírus Influenza até 9h, mas esperava movimento mais intenso. A gerência da unidade revelou que organizou cadeiras do lado de fora e marcou o piso para distanciamento mínimo entre as pessoas nas filas - cuidados básicos em tempos de pandemia da covid-19.

Fase - Nesta etapa, que segue até 8 de maio, o público-alvo reúne profissionais de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens com idades entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Recentemente, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo (motoristas e cobradores) e trabalhadores portuários foram incluídos na segunda fase.

Na 2ª fase de vacinação, filas dão lugar a marasmo nos postos
Alvos da segunda etapa vão desde presos até caminhoneiros (Foto: Henrique Kawaminami)


Nos siga no Google Notícias