No último fim de semana de vacina contra gripe, 20 postos abrem
Até agora, apenas 153.004 pessoas se vacinaram desde o início da campanha, o que corresponde a 61,18%
Com apenas 61% da meta de 90% de cobertura vacinal contra gripe atingida, 20 postos de saúde ficam abertos neste fim de semana para receber os públicos contemplados com a vacinação contra a Influenza.
Até agora, apenas 153.004 pessoas se vacinaram desde o início da campanha, em 13 de abril, o que corresponde a 61,18% do público alvo. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que seja imunizado 90% desta população.
Crianças e trabalhadores da saúde são os dois públicos com a maior cobertura, sendo 82,65% e 80,43% respectivamente. O grupo de idosos, que em anos anteriores superou os 100% da estimativa a ser imunizada, hoje tem 77,46% das pessoas com mais de 60 anos vacinadas.
Vale lembrar que este é o último final de semana antes do encerramento da campanha de imunização contra a Influenza, prevista para terminar na próxima quinta-feira (09).
Poderão se vacinar profissionais das forças armadas, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do sistema prisional, trabalhadores portuários, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, crianças entre seis meses e menores de seis anos, idosos, trabalhadores da saúde, da educação, gestantes e puérperas até o 45º dia pós parto.
O secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, alerta que a gripe pode ser uma doença tão perigosa quanto à Covid-19, uma vez que, ao agravar o quadro de saúde do paciente, ele também necessita de um leito de UTI e também pode evoluir para o óbito.