Novo procurador-geral defende autonomia do MP em cerimônia de posse
Promotor Romão Avila Milhan Junior foi empossado como presidente do órgão nesta sexta-feira (3)
O promotor Romão Avila Milhan Junior foi empossado como novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul para o biênio 2024/2026 durante solenidade realizada na noite desta sexta-feira (3). O evento reuniu figuras públicas de diversos setores no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
Emocionado em seu discurso, Mihan agradeceu aos familiares e disse que o governador Eduardo Riedel (PSDB) foi um entusiasta no contínuo do trabalho iniciado pelo também promotor Alexandre Magno Lacerda, em 2020.
"O que me levou a essa jornada foi perceber que o MP tem a missão de ser um agente de transformação social, autônomo, dentro dessa toada temos alguns desafios. Nós estamos nessa fase atual com o desafio de combater a criminalidade organizada em suas novas formas de atuação, juntamente com as policiais. Também de trabalhar unicamente com os demais poderes para o cumprimento das políticas públicas formuladas pelos representantes da sociedade", disse.
Já Lacerda pontuou que sentiu a sensação de ter cumprido um dever ao entregar o MP que "[...] efetivamente defenda a sociedade, e que coloque no íntimo anseio de efetivamente fazer a diferença na vida das pessoas mais carentes". Ele também agradeceu ao ex-governador, Reinaldo Azambuja, pelo apoio recebido quatro anos atrás.
"O Estado foi o maior apoiador da possibilidade de um promotor de justiça se tornar procurador-geral. Se não fosse o apoio do Estado, essa mudança jamais teria ocorrido. Foram líderes com visão de futuro que construíram isso", disse.
O governador tucano parabenizou o novo titular e destacou sentir gratidão pela maturidade e liderança que o órgão constitucional autônomo alcançou.
"[...] Expresso nesse momento publicamente o reconhecimento a condução exemplar do procurador geral, até então, doutor Lacerda, à frente do Ministério Público, em tempos tão absolutamente desafiadores. Eu não posso deixar de registrar aqui a longa e solidária parceria, como ele mesmo mencionou. Estivemos juntos em momentos decisivos que exigiram dos agentes políticos e dos servidores um trabalho redobrado, de intensa solidariedade administrativa e alto senso de responsabilidade pública, como ocorreu nos anos difíceis de pandemia", respaldou o gestor estadual.
Riedel também destacou a dedicação do antigo titular e afirmou que suas contribuições serão contínuas para o aperfeiçoamento das instituições de controle, desafiadas pela velocidade e natureza inédita dos problemas e das grandes mudanças do tempo.
"Sempre falo que a sociedade está numa transformação, talvez muito mais rápida do que a capacidade das instituições públicas acompanharem, e esse é um alerta para todos nós. O segundo sentimento aqui nessa noite é o de otimismo e esperança renovada. Não há dúvidas sobre a nossa capacidade de ampliar e aprofundar uma agenda comum com a chegada ao comando do MP, do novo procurador-geral, doutor Milhan", finalizou.
Currículo - Paranaense natural de Umuarama, Milhan é bacharel em Direito pela Unipar e especialista em Direito Penal. Tornou-se promotor de justiça em 2020 e atuou como substituto nas comarcas de Itaporã, Sete Quedas e Iguatemi. Além disso, foi presidente da ASMMP (Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público) e secretário-geral da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público) por dois biênios.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok