Número de vira-latas abandonados na Capital ultrapassa 12 mil cães
Dados foram divulgados pelo CCZ, em alusão ao Dia Nacional do Cão Vira-Lata
Em alusão ao Dia Nacional do Vira-Lata, comemorado nesta segunda-feira (31), o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) divulgou a estimativa de que 12.500 animais sem raça definida foram abandonados em Campo Grande. Os dados levam em consideração o censo canino e felino, realizado em 2022.
Ainda de acordo com o censo, existem 287.768 animais de estimação na Capital. São 119.698 cadelas, 104.865 cachorros, 17.003 gatas e 35.246 gatos. Em relação ao último estudo, realizado em 2015, houve aumento de 39,25% no número populacional de animais.
Para evitar o abandono, a Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal) realiza ações educativas sobre a importância da tutoria responsável, para os interessados que procuram a unidade durante as campanhas de adoção.
Segundo a representante da pasta, Ana Luiza Lourenço, essas ações de conscientização são importantes para informar a população das responsabilidades a serem tomadas antes de decidir levar um desses pets para casa. “É preciso avaliar questões que vão além da alimentação, como espaço, tempo e disponibilidade financeira, itens essenciais que precisam ser avaliados antes de tomar a decisão da adoção”, aponta.
Campanha - A Subea realiza todos os meses feiras de adoção de cães e gatos na capital. As feiras são realizadas todo segundo domingo do mês, durante a Feira Cultural Praça Bolívia, das 9h às 13h. Todos os animais adotados nas campanhas de adoção da subsecretaria tem castração garantida, sem custo, pela prefeitura.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.