ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Operação apreende 146 cigarros eletrônicos e leva 4 para delegacia

Equipes da Decon estiveram em três estabelecimentos que pertencem a mesma pessoa na tarde desta quinta-feira

Por Ana Paula Chuva e Gabi Cenciarelli | 08/08/2024 16:55
Caixas de produtos apreendidos nas tabacarias fiscalizadas (Foto: Osmar Veiga)
Caixas de produtos apreendidos nas tabacarias fiscalizadas (Foto: Osmar Veiga)

A Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) realizou nesta quinta-feira (8) a operação Vapor e fiscalizou três tabacarias, de Campo Grande, que pertencem a um mesmo dono e apreendeu 146 cigarros eletrônicos, além de outros produtos. Quatro pessoas foram detidas, mas apenas uma foi autuada em flagrante por contrabando.

De acordo com o delegado Reginaldo Salomão, a conduta foi individualizada e os responsáveis pelos estabelecimentos onde foram encontrados menos de 50 cigarros eletrônicos vão responder em liberdade, já o responsável pelo terceiro terá a prisão em flagrante homologada.

“Individualizamos a conduta por uma questão de justiça. Consideramos a quantidade expressiva para autuar em flagrante. Recebemos muitas denúncias e queremos bater o recorde de apreensões do ano passado até a semana do consumidor em setembro”, explicou o titular da Decon.

Ao Campo Grande News, ele ainda explicou que o dono das lojas não foi encontrado, mas será intimado para prestar depoimento. A fiscalização acontece após denúncia anônima e investigação da especializada. O delegado destaca ainda o perigo de fazer uso do produto que gera danos à saúde.

Titular da Decon durante entrevista para o Campo Grande News (Foto: Osmar Veiga)
Titular da Decon durante entrevista para o Campo Grande News (Foto: Osmar Veiga)

“Os estudos científicos mostram que um cigarro eletrônico equivale a 43 cigarros comuns. Então a toxicidade é muito maior porque vem na forma de vapor. Já tem pessoas com câncer de pulmão, traqueia, garganta e o muitos são adolescentes. Vamos apertar até reduzir o máximo possível e vamos continuar as fiscalizações tanto na Capital quanto no interior”, disse Salomão.

Conforme o boletim de ocorrência, uma das tabacarias fica na Avenida Costa e Silva, Vila Progresso. No local foram encontradas 115 unidades de cigarros eletrônicos, treze potes e mais cinco unidades de tabaco e 670 essências. O gerente de 34 anos foi preso em flagrante e deve passar por audiência de custódia.

No segundo, localizado na Avenida Afonso Pena região central, os policiais apreenderam 31 cigarros eletrônicos, sete acessórios para o equipamento, 162 frascos de essências e uma garrafa de bebida alcoólica de origem estrangeira sem comprovação de origem. Dois funcionários foram levados para a delegacia, mas vão ficar em liberdade.

Por fim, na unidade da Avenida Marquês de Lavradio, Bairro Jardim São Lourenço, foram apreendidas 220 sedas de origem estrangeira, duas garrafas de bebidas alcoólicas, quatro maços de cigarro paraguaio e 110 unidades de essências para cigarros eletrônicos. Um funcionário foi encaminhado para prestar depoimento, mas não ficará preso.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias