Para estudantes, “experiência” deixa 2ª e 3ª etapas do Passe mais fácil
17 mil alunos do ensino médio fazem as provas das três fases do programa de seleção da UFMS neste domingo
Os estudantes do ensino médio que já terminaram a prova do Passe (Programa de Avaliação Seriada) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) acreditam que a segunda e a terceira fase foi mais fácil que a primeira, realizada no ano passado. Neste domingo (8), 17 mil inscritos fazem o exame que termina às 13h.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Dezessete mil estudantes realizaram a segunda e terceira etapas do Passe (Programa de Avaliação Seriada) da UFMS neste domingo. Estudantes que realizaram as etapas subsequentes à primeira, realizada em 2023, consideraram as provas mais fáceis, embora a matemática tenha sido apontada como difícil por alguns. A experiência prévia e o contato com os temas cobrados foram citados como fatores que contribuíram para o melhor desempenho. O tema da redação da terceira etapa foi "Ensino a Distância (EAD): entre os problemas enfrentados na modalidade e a importância do acesso à educação".
Ao Campo Grande News, Ana Caroline Silva da Silva, 16 anos, contou que está fazendo a segunda etapa da avaliação e achou bem mais fácil este ano. Ela acredita que o nervosismo também atrapalhou um pouco na primeira fase, mas as questões de hoje estavam mais fáceis.
"Eu também já fiz dois Enens (Exame Nacional do Ensino Médio). Sou ruim em matemática e consegui fazer as coisas. Ano passado foi mais difícil e teve o nervosismo, que atrapalhou um pouquinho também", relatou a estudante que pretende cursar Ciências Biológicas na porta da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho.
Assim como ela, Ana Clara Gabilani Rodrigues, 17 anos, fez a segunda etapa do Passe hoje e acredita que a experiência de já ter passado pela primeira ajudou um pouco. “A parte de matemática estava difícil, mas as outras estavam mais fáceis. Tinham muitas questões sobre atualidade e história que são temas que tenho mais contato”, afirmou a adolescente que quer cursar Medicina Veterinária.
Já mais experiente, Dunya Kassab, 17 anos, fez hoje a terceira e última etapa do Passe. A adolescente achou a parte de matemática muito difícil e, apesar de achar o tema da redação bom, não gostou por não ter muito conhecimento sobre.
“Leio muito, mas não sobre educação, então não tinha muito repertório. Fiz o Passe a pedido dos meus pais. Ano que vem vou fazer vestibular novamente, porque acho que não vou passar. Quero fazer Medicina”, pontuou a garota.
Por fim, fazendo ainda a sua primeira etapa, o adolescente Isaac Schneider, 15 anos, teve dificuldades até para achar a sala onde realizaria a prova. “Quero cursar programação, mas achei a prova bem difícil. É a primeira que faço na minha vida, foi difícil tudo, até achar a sala”, explicou o garoto.
Os portões dos locais de prova abriram às 6h15. O exame encerra às 13h. Ao todo, 17 mil alunos se inscreveram para o exame que contempla candidatos que ainda estão cursando o ensino médio. O processo seletivo é para o ingresso no primeiro semestre de 2025 e consiste em uma prova com 60 questões objetivas de múltipla escolha.
“Ensino à Distância (EaD): entre os problemas enfrentados na modalidade e a importância do acesso à educação”, foi o tema da redação da terceira etapa do Passe.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.