ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Prefeito diz que vai fortalecer unidades de saúde para desafogar Santa Casa

Marquinhos diz que faltam detalhes para fechar novo contrato

Leonardo Rocha | 16/04/2017 10:59
Marquinhos Trad durante visita ao setor de pediatria da Santa Casa (Foto: Leonardo Rocha)
Marquinhos Trad durante visita ao setor de pediatria da Santa Casa (Foto: Leonardo Rocha)

 O prefeito Marquinhos Trad (PSD) afirmou que vai fortalecer as unidades de atenção básica, assim como as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), para diminuir o fluxo da Santa Casa, nos casos de baixa complexidade. Ele garantiu que faltam apenas alguns detalhes, para fechar o novo contrato com o hospital.

"Não temos condições de aportar mais recursos, do que já repassamos a Santa Casa, chegamos ao valor máximo, por isso nossa obrigação é reforçar as unidades de atendimento, para que o hospital fique apenas com média e alta complexidade", disse o prefeito.

Marquinhos esteve nesta manhã (16) na Santa Casa, onde visitou alguns setores do hospital, como pediatria e pronto-socorro. "Sabemos que existe uma herança difícil na saúde, para refazer demora. Em curto prazo vamos introduzir médicos nas unidades de saúde e melhorar o setor, pois hoje a população não acredita na unidade básica".

O prefeito ainda salientou que caso não exista um atendimento efetivo nas UPAs, as pessoas seguem para a Santa Casa, quando poderiam ser tratadas em outras unidades. "Temos que conscientizar a população e se não reagirmos, o sistema não funciona na prática".

Contrato - Marquinhos garante que faltam "detalhes" para fechar o novo contrato com a Santa Casa, restando apenas a assinatura dos diretores da entidade. "Temos uma relação de respeito e responsabilidade, a prefeitura passa por um momento de dificuldade financeira, assim como o hospital, me informaram que apenas um contraponto sobre a regulação, que será resolvido".

Ele descarta qualquer "cláusula", que estipule um percentual para redução da demanda do hospital. "Não tem como prever, mas faremos a nossa parte, e ambos os gestores, tem o mesmo objetivo, de atender bem a população".

A Santa Casa pedia um aumento de R$ 3,5 milhões no repasse, alegando que este é o tamanho do déficit por mês, que o hospital tem com o atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde). Apesar de várias reuniões, não houve acordo na questão financeira, mas o compromisso que o sistema de regulação, vai diminuir os atendimentos na unidade.

Visita - O prefeito percorreu alguns setores do hospital e falou com médicos, funcionários e pacientes (veja o vídeo abaixo), e disse que neste domingo (16), teve poucas reclamações. "Todas as pessoas estão sendo atendidas, os corredores não estão lotados e o fluxo na recepção está rápido, o dia está tranquilo neste feriado".

Nos siga no Google Notícias