Prefeitura inicia preparação de cemitérios para Dia de Finados “mais flexível”
Há uma semana para a data, foram intensificados os serviços de manutenção e limpeza em geral
Há uma semana para a data, a Prefeitura de Campo Grande começou a preparar os cemitérios públicos da Capital para receber visitantes no Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. Os serviços foram intensificados como a roçada do mato, pintura de muros, guias e limpeza em geral.
Por conta das chuvas que atingiram a Capital nos últimos dias, equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura E Serviços Públicos) foram reforçadas para realizar a manutenção nos cemitérios Santo Amaro, Santo Antônio e Cruzeiro.
“Desde a semana passada, as equipes estão fazendo a limpeza e realizando pintura de muros e meio-fio, que por conta das tempestades, está dando um pouco mais de trabalho, mas nada muito anormal em relação aos outros anos”, informou o administrador dos cemitérios públicos de Campo Grande, Marcello Fonseca.
Para a data deste ano, a expectativa é receber um número maior de visitantes, tendo em vista as flexibilizações das medidas sanitárias em relação à covid-19, que em 2020, estavam mais severas. “No ano passado, havia um controle rígido de pessoas, era permitida a entrada de uma por vez, esse não vai ter limitações e aferição de temperatura, o resto continua normal como a obrigatoriedade de máscaras, disponibilização de álcool em gel e não poderá ter aglomeração”, explica o responsável pelos cemitérios.
No Dia de Finados, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas vão deixar flores e fazer orações nos túmulos de familiares ou amigos que já partiram. A visitação é tradição na família de Pedro Kikuti, 70 anos, que todos os anos viaja de Araçatuba, interior de São Paulo, para visitar o túmulo do pai em Campo Grande.
“Geralmente, venho fazer a limpeza e manutenção do túmulo por conta própria, venho antes, porque no dia, é muito cheio, mas dessa vez, não precisou muito”, disse o idoso, que no dia 2 de novembro, voltará ao cemitério para visitar o jazigo do pai.
Ainda não há uma expectativa de quantas pessoas passarão pelos cemitérios público no Dia de Finados. No dia em que a data será celebrada, a Guarda Municipal de Campo Grande atuará em um esquema especial para evitar aglomerações nos espaços públicos.