ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Prefeitura resolve empossar todos os 40 conselheiros tutelares eleitos

Profissionais serão nomeados, apesar de 3 conselhos ainda não terem sede

Por Natália Olliver e Geniffer Valeriano | 10/01/2024 10:29
Prefeita Adriane Lopes, após reunião desta quarta-feira (Foto: Henrique Kawaminami)
Prefeita Adriane Lopes, após reunião desta quarta-feira (Foto: Henrique Kawaminami)

Após ultimato dos conselheiros tutelares de Campo Grande, os 40 profissionais eleitos tomarão posse nesta quarta-feira (10), no auditório do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande), às 15h. Até ontem estava sendo discutido se apenas 25 deles assumiriam, já que o restante não teria onde trabalhar porque faltam prédios para abrigar 3 conselhos.

Do total, 25 vagas são destinadas aos conselhos já existentes e outras 15 aos três prédios novos prometidos pelo município. Dois ainda estão sendo construídos e têm prazo de 90 dias para conclusão, já o último será alugado e a prefeitura sequer tem ideia de onde será. Encontrar a construção que abrigará o conselho, segundo a prefeita Adriane Lopes, está complicado pois a estrutura precisa corresponder a algumas exigências.

Enquanto os locais não ficam prontos, os 15 conselheiros sem sede serão realocados nos cinco prédios já existentes e em escolas da Capital. Conforme Adriane, o esquema funcionará em rodízio. Os profissionais começarão a atuar a partir desta quinta-feira (11).

“Nós conversamos com o Conselho Municipal da Criança do do Adolescente e com os conselheiros mais experientes e diante da nossa conversa, do diálogo aberto e franco, houve o consenso diante do prazo que nós estipulamos de três meses para instituir e organizar os três conselhos necessários."

Sobre o atendimento nas escolas, a prefeita ressalta que será destinada uma sala aos profissionais, mas não detalhou em quais unidades educacionais eles estarão.

“O atendimento nas escolas vai ter uma sala reservada para este atendimento e este acompanhamento. Isso vai ter uma divisão feita no Conselho Municipal da Criança e Adolescente que faz a lotação e a destinação os conselheiros. Vai ser um trabalho do conselho municipal em parceria com o Poder Executivo."

O presidente da associação dos conselheiros do Estado, Adriano Vargas, explicou que os conselheiros, embora estejam em outros prédios, vão responder pelas respectivas regiões em que atuam e que isso já aconteceu anteriormente no conselho da região Sul.

Adriano Vargas, presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares (Foto: Henrique Kawaminami)
Adriano Vargas, presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares (Foto: Henrique Kawaminami)

“É um passo inicial, cada conselheiro vai atender a sua região e a demanda ainda não é a ideal. O que estamos buscando é realmente a implantação dos outros três conselhos tutelares. Não vai ter nenhuma insegurança jurídica e que isso já ocorreu anteriormente. Na região sul, já ocorreu de o conselho sul ficar com dois conselhos.”

Histórico - No dia 21 de dezembro, a liminar do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Sérgio Martins, livrou a Prefeitura de Campo Grande do prazo de cinco dias para instalação de três novos conselhos tutelares, prevista em decisão de primeiro grau dada em agosto de 2023. O Campo Grande News relatou esse fato aqui.

Em uma reunião convocada pela prefeita Adriane Lopes, realizada nesta terça-feira (9) na sede do Poder Executivo municipal, na Avenida Afonso Pena, os eleitos entregaram um ultimato à gestão municipal, exigindo a posse de todos os 40 conselheiros.

Eles alertaram sobre o risco iminente de impugnação da eleição, o que deixaria a cidade sem representantes para a função de proteção em casos envolvendo crianças e adolescentes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias