Projeto voluntário quer encontrar lar temporário para animais abandonados
Ação é feita para diminuir abandono durante final de ano e conscientizar sobre maus-tratos a cães e gatos
Projeto voluntário quer incentivar os jovens campo-grandenses a darem lares temporários para cães e gatos durante o final do ano. O objetivo é reduzir o abandono nessa época e conscientizar a população sobre maus-tratos aos animais. A fiscalização para comprovar se o voluntário é apto a receber cães e gatos será feita pelo idealizador do projeto, Bruno Nóbrega, ativista da causa animal.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um projeto voluntário em Campo Grande, MS, busca combater o abandono de cães e gatos durante o final do ano, incentivando jovens a se tornarem lares temporários para os animais. O projeto, idealizado pelo ativista Bruno Nóbrega, visa reduzir o abandono e conscientizar a população sobre maus-tratos aos animais, oferecendo uma alternativa para tutores que precisam viajar durante as festas de fim de ano. O projeto, que faz parte da campanha "Dezembro Verde", prevê ações em escolas, shoppings e outros locais da cidade, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a comunidade para a causa animal.
A ação busca dar oportunidade para que tutores - que não têm condições de deixar em hotéis ou alguém para cuidar - mantenham os planos de férias ou folga durante o Natal e Ano Novo. Além disso, o intuito é dar a chance para que pessoas que gostam dos bichinhos cuidem deles de maneira voluntária.
Conforme Bruno, todo material para o bem-estar dos cães e gatos será oferecido pelo tutor, isso inclui alimentação, brinquedos e caminhas. O projeto foi desenvolvido para o Dezembro Verde, mês de conscientização sobre o abandono animal. Apesar das ações nacionais serem feitas no próximo mês, Bruno acrescenta que escolheu antecipar em Campo Grande.
Ao Campo Grande News, ele ressalta que ainda há muito a ser feito pela causa, mas que acredita nos jovens e na empatia. A expectativa é que a proposta seja bem recebida.
“Estaremos nas escolas junto com a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), CZZ (Centro de Controle de Zoonoses) e órgão de defesa animal. Queremos evitar essas fotos e vídeos de pessoas abrindo a porta e abandonando animais. Vamos ver se eles podem ser um lar temporário. Claro que vamos conversar com os pais também. A pessoa não deixa de viajar, às vezes acaba sendo caro mandar o animal para hotel, às vezes deixa o cachorro sem água, sem comida”.
Como funciona - Para participar, os voluntários serão cadastrados com nome, endereço, telefone, perfil do cuidador e, posteriormente, a análise do domicílio onde reside. O contato entre os tutores e voluntários será intermediado, em um primeiro momento, por Bruno. O temperamento dos bichinhos, assim como o perfil dos tutores, também serão registrados.
“Quem sabe seja por região, é um projeto-piloto, não vai trazer solução do problema, mas de repente previne esse abandono durante o final do ano. Conversou com os parentes, com os vizinhos e amigos e ninguém pode? Vamos tentar solucionar”, pontuou.
Quem quiser ser um voluntário pode entrar em contato com o ativista pelo número (67) 9146-0990.
É importante lembrar que o projeto é social, portanto não terá nenhum tipo de remuneração. A ideia é que, conforme a adesão, haja a possibilidade de alguma remuneração como estímulo aos jovens no futuro.
“A gente sempre faz essas palestras e as crianças estão craques em bem-estar animal. Acredito que terão muitos voluntários, não só de alunos, querendo ajudar e ser lares temporários, mas de pessoas envolvidas na educação querendo ser guardiões deles também”.
Cãominhada - Dentro do cronograma da campanha ‘Dezembro Verde - Diga não ao abandono de animais‘, está inclusa a cãominhada, que será realizada no dia 1º, a partir das 8h, no Parque dos Poderes. Para participar, os interessados devem doar 1kg de alimento para cães ou gatos.
Maus-tratos aos animais é crime. A nova Lei Federal nº 16.06/20, que altera a antiga nº9.605/1998, aumentou a pena de detenção de crimes de maus-tratos a cães e gatos para até cinco anos.
Cronograma - A campanha terá ações no Shopping Pátio Central, nos dias 25/26 e 27 de novembro. Na ocasião, a Polícia Militar Ambiental e Decat estarão presentes para conscientização. No dia 25 a atividade será na escola estadual Lúdio Martins Coelho, onde será apresentado o projeto de lares temporários. No dia 28 será a vez de outras escolas. No dia seguinte, 29, as ações serão no Comper Itanhangá. No sábado (30), blitz educativas estarão espalhadas pela Capital.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.