Referência para covid, HR atinge 90% de ocupação e ativa hospital de campanha
Tenda com leitos poderá receber pacientes a partir deste final de semana
Prestes a atingir a capacidade máxima de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, precisou acionar a unidade de retaguarda instalada no estacionamento da unidade, desde o início da pandemia, em Mato Grosso do Sul, no final de março. Além de limpeza, a tenda recebeu leitos e outros equipamentos, nesta sexta-feira, para ficar disponível para atendimentos, a partir de amanhã.
Até às 10h de hoje, a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto na unidade beirava os 90%. Dos 53 pacientes graves, 19 se tratam de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus. Portanto, os atendimentos por covid-19 ainda não são maioria, mas já sobrecarregam o setor.
Em números gerais, dos 251 pacientes internados na unidade até hoje, seja em leitos de enfermaria ou intensivos, 84 tratam os sintomas da doença causada pelo novo coronavírus.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a acomodação de pacientes no chamado hospital de campanha depende de definição do comitê de crise da covid-19 no HR, mas os 4.666 casos confirmados no Estado indicam a necessidade de ampliar o atendimento com a estrutura externa.
“Montamos todos os leitos e, a partir de agora, me parece que já chegamos nesse ponto crítico. A gente está acionando o hospital. É essa definição. Nós vamos ativar os leitos e a partir de amanhã o hospital já começar a atender”, afirmou.
O hospital de campanha foi preparado desde o início do ano para ser utilizado durante a pandemia. Estrutura semelhante foi instalada em Ponta Porã. Na Capital, onde as contaminações pelo novo coronavírus atingem quase 1 mil, Regional conta com 125 respiradores artificiais para serem usados durante a crise.
Pacientes do interior – Em dias comuns, Regional costuma receber diversos pacientes do interior do Estado. Na pandemia, a unidade se tornou hospital de referência para o tratamento da covid-19 no Estado e boa parte dos leitos são ocupados por estes pacientes.
Análise diária da quantidade de pacientes do HR, aponta que até a manhã de hoje, os casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, envolvendo pacientes transferidos do Interior, ocupavam 10 dos 53 leitos de UTI.
Três dos pacientes em situação grave são de São Gabriel do Oeste, um é de Jardim, um de Costa Rica, um de Nova Alvorada do Sul, um de Coxim, um de Maracaju, um de Terenos e outro de Bonito.
Até estar sexta-feira, conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde), 4.666 pessoas haviam contraído a covid-19, sendo que 40 morreram.
Confira a galeria de imagens: