ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, DOMINGO  01    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Se arrependeu de colar adesivos no seu carro? Saiba como retirá-los

Especialistas afirmam que a remoção depende do material utilizado e do tempo que estão colados

Natália Olliver | 06/10/2022 09:34
Carro de condutor em Campo Grande com adesivo político riscado (Foto: Direto das Ruas)
Carro de condutor em Campo Grande com adesivo político riscado (Foto: Direto das Ruas)

Apesar de parecer simples, após o primeiro turno das eleições, condutores têm enfrentado dificuldades em retirar os adesivos políticos dos vidros dos carros. Para não prejudicar o seu veículo, especialistas em adesivagem e técnicos em vidros, alertam que a remoção exige paciência e o sucesso vai depender do material do adesivo e do tempo em que ele estava colado.

Uma das técnicas de remoção se assemelha ao ato de tirar a barba. O vendedor da loja Auto - Vidros Calógeras, Fernando Andrade, de 42, explicou que o processo de limpeza pode ser feito tanto em casa, quanto em locais especializados, como vidraçarias e lojas de adesivagem de carros.

“O nosso processo de limpeza é feito com uma lâmina de estilete nova. Primeiro é preciso limpar a poeira do vidro, em seguida, umedecer com água e detergente, como se fosse fazer a barba”, pontuou.

Ao Campo Grande News, o Arte-finalista e impressor, Vinícius Neto, de 35, que trabalha na empresa Kompary Comunicação Visual, em Campo Grande, ressaltou que mesmo que o adesivo seja fácil de ser retirado, tudo vai depender do tempo em que ele estava colado no veículo. O profissional acrescentou que existem três tipos de adesivos mais procurados, sendo eles, o perfurado, o branco fosco ou brilhante e o transparente. Ele ressaltou que esse ano a loja não confeccionou os adesivos políticos.

“Normalmente a gente utiliza adesivo vinil autocolante, mas existem vários tipos de cola, e vários produtos para retirada de adesivos. A maioria costuma dos pedidos costuma ser perfurado, ele é o mais fácil de tirar. O adesivo branco deixa mais marcas”, evidenciou.

De acordo com Neto, o adesivo perfurado, apesar de mais simples de retirar, pode sair descascando se estiver colado há muito tempo, o  que pode tornar o trabalho mais custoso. O adesivo transparente, segundo Vinícius, pode até ser mais simples de tirar que o perfurado, caso esteja colado há pelo menos um mês.

Como remover - O Arte-finalista explicou que os adesivos podem ser retirados com água detergente, com álcool e com lâminas finas, como estiletes novos.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

“Pode tirar na mão  mesmo, mas se deixar resíduo, caso deixe cola no para-brisa, pode tirar com álcool e passar pano limpo, porque ele reage na cola e amolece ela.  Além do álcool, o material  pode ser retirado com água e detergente. Você também consegue tirar uma lâmina de estilete para poder tirar o resíduo. A cola de uma adesivo transparente, de um material varia, o adesivo branco costuma ser mais forte, mas varia de marca para marca”, finalizou.

Outras técnicas - Além das dicas relatadas, também é possível remover os adesivos com uso de secador de cabelo, Thinner (solvente e removedor). Primeiro, é necessário aquecer o local com o utensílio. O canal do Youtube, Vida Simples Sempre, ensinou como aplicar a técnica. Já o canal, Clube Car, tudo sobre carros, aplicou a técnica explicada por Fernando Andrade e Vinícius Neto.


Nos siga no Google Notícias