ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEXTA  11    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Sem energia há 13h, dia é de transtorno e prejuízo no comércio da Capital

Personal cancelou aulas e dona de conveniência teme perder produtos enquanto luz não é restabelecida

Por Silvia Frias e Izabela Cavalcanti | 20/10/2023 10:32
Centro de Treinamento, no escuro, precisou desmarcar cerca de 20 alunos pela manhã (Foto: Izabela Cavalcanti)
Centro de Treinamento, no escuro, precisou desmarcar cerca de 20 alunos pela manhã (Foto: Izabela Cavalcanti)

Já são mais de 13h sem energia em várias casas nos 36 bairros afetados pelo temporal que caiu ontem, em Campo Grande. comerciantes relatam a perda do estoque, cancelamento de serviços e incerteza de quando vai conseguir normalizar atendimento ao cliente no resto do dia. Comerciantes e prestadores de serviços vivem dia de transtorno e prejuízo.

“Está difícil, desmarquei meus alunos pela falta de luz”, contou um personal,  31 anos, listando 20 cancelamentos por conta do problema. Apenas um deles insistiu e fez as aulas no escuro. 

Equipe da Energisa no Tiradentes, um dos 36 bairros afetados no temporal (Foto: Izabela Cavalcanti)
Equipe da Energisa no Tiradentes, um dos 36 bairros afetados no temporal (Foto: Izabela Cavalcanti)

Em frente, os 72 apartamentos do Condomínio Sevilla estão às escuras desde ontem. A tecnóloga em agronegócio Rafaela Conde, 26 anos, ficou sem bateria no celular esta manhã, por volta das 6h. “Agora não tenho como avisar nada, está complicado”, disse. À espera do retorno do fornecimento de energia, resolveu passear com o cachorro. “Não tem o que fazer dentro de casa, ontem tivemos que sair porque estava calor e dormimos de janela aberta”.

Na esquina, o dono da funilaria Irineu Souza, 70 anos, está de braços cruzados. “Caiu um raio na árvore, deu um pipoco, todo mundo ficou sem luz”, disse. “Está atrapalhando, não consigo trabalhar, não consigo mexer nos carros”. O funcionário de restaurante próximo, que não quis se identificar, disse que as comidas e bebidas estão descongelando, por conta da falta de energia desde as 21h.

No momento que a reportagem conversava com comerciantes, carro da Energisa estava no local, retirando os galhos da fiação.

Sem celular e energia, Rafaela resolveu passear com o filho e cachorro (Foto: Izabela Cavalcanti)
Sem celular e energia, Rafaela resolveu passear com o filho e cachorro (Foto: Izabela Cavalcanti)

No Bairro Novos Estados, a comerciante Kelly Aparecida Gaboardi olha a luz na esquina da conveniência que falta no estabelecimento dela, na Rua Marquês de Leão. “Meu vizinho tem energia e eu não, desde ontem”, contou. Ela conta que galhos de árvores caíram sobre o padrão que fornece energia para a quadra onde está o comércio, afetando o serviço.

Kelly diz que tenta remediar a perda dos produtos, como sorvetes, que já descongelaram. “Não abri o freezer para pelo menos manter tudo fresco”, conta, explicando que ainda não contabilizou os prejuízos. Hoje à noite tem que entregar bebidas às 18h para festa e teme não conseguir cumprir o contrato. Ela diz que já ligou cerca de 20 vezes para o serviço de atendimento ao cliente da Energisa.

A concessionária informou que há 36 bairros com problemas de fornecimento de energia e que está com equipes nas ruas para restabelecer o serviço.

Os bairros com impactos pontuais são: Universitário, Jardim São Lourenço, Vila Taquaruçu, Monte Castelo, Vila Nasser, Nova Lima, Vila Piratininga, Vila Jacy, Cruzeiro, Parque Residencial União, São Francisco, Vila Nova Campo Grande, Itanhangá Park, Jardim Jockey Club, Caiçara, Portal Caiobá, Jardim Autonomista, Guanandi, Tiradentes, Coophavila II, Conjunto José Abrão, Parque Dos Novos Estados, Alves Pereira, Vila Santo Antonio, Vila Planalto, Jardim Centro-Oeste, Coronel  Antonino, Moreninha, Vilas Boas, Jardim Dos Estados, Vila Sobrinho, Jardim Bela Vista, Santo Amaro, Chácara Dos Poderes, Vila Carlota e Jardim Seminário.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias