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Capital

Sob efeito da pandemia, escolas municipais vão avaliar necessidade de cada aluno

Planejamento iniciou nesta quarta-feira e segue até dia 7 de fevereiro

Izabela Cavalcanti | 01/02/2023 11:27
Início da jornada pedagógica na Emei Profª. Elenir Zanqueta Molina (Foto: Divulgação/Semed)
Início da jornada pedagógica na Emei Profª. Elenir Zanqueta Molina (Foto: Divulgação/Semed)

Durante o ano letivo de 2023, as escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) têm como objetivo principal focar na necessidade de aprendizado de cada aluno. Isso, porque a pandemia da covid-19 acabou prejudicando o ensino. A ação faz parte da jornada pedagógica, que se inicia nesta quarta-feira (1°) e termina no dia 7 de fevereiro.

“O foco, na verdade, é a gente olhar para esse menino [aluno] com as suas especificidades e pensar enquanto escola quais situações estão ocorrendo e como é que a gente vai apoiar. Esse período pós-pandêmico está trazendo muitas coisas que a gente precisa repensar. O foco é a aprendizagem dos nossos meninos. É hora de pensar nas ações”, destaca a superintendente de Políticas Educacionais da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Ana Cristina Dorsa.

Cada unidade escolar terá três dias para trabalhar temas referentes a sua organização e dois dias destinados às abordagens das orientações e diretrizes emanadas pela Secretaria.

Para essa jornada, foi apresentado para todas as escolas um conjunto de orientações para subsidiar as reflexões e estudos dos professores, equipe técnica e gestores escolares no que se refere ao planejamento docente, assim como estabeleceu instrumentos necessários para a efetividade desse processo, de forma a dar unicidade ao trabalho desenvolvido pela Reme.

“Oferecemos ao nosso diretor um conjunto de texto norteadores que vão promover a reflexão para que eles tenham condições da reorganização do seu PPP, que é o Projeto Político Pedagógico, que segue diretrizes da Semed, atendendo as particularidades de cada região. É um conjunto de textos para auxiliar a formação continuada das nossas escolas".

A superintendente detalha que serão cinco dias de formação. No primeiro são as boas-vindas, apresentação do regimento escolar, direitos e deveres, código de ética. Depois, a discussão relacionada ao PPP; em outros dias serão a proposta de reflexão do plano de ensino e o planejamento do que o aluno vai ter durante o ano.

Em Campo Grande são no total 205 unidades, sendo 99 escolas e 106 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil). Aulas retornam dia 8 de fevereiro.

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