Sobra vacina e alguns pontos antecipam segunda dose da Coronavac
Em grupos de WhatsApp mensagens chamando pessoas para a aplicação da 2ª dose chamou a atenção
Após a mudança da rotina na aplicação da vacina contra covid-19 Oxford/Astrazeneca, ter tirado a opção de quem ficava nos pontos de vacinação esperando a sobra de doses, as conhecidas "xepas" - filas de espera pelas sobras da vacina - voltam para quem precisa tomar a segunda dose da Coronavac. Mas é preciso contar com a sorte e a ajuda de grupos no WhatsApp para garantir a imunização.
Nesta sexta-feira (4), por exemplo, circularam mensagens de sobra de vacina em ao menos dois pontos de imunização, os drive-thrus da Cassems e do Albano Franco e despertou a curiosidade de quem recebeu para saber se a informação era verdadeira.
O Campo Grande News procurou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e confirmou que realmente, a orientação é para que quando houver a sobra de doses o ponto de imunização adiante a aplicação em quem precisa completar a vacinação contra a covid-19.
“A orientação é chamar as pessoas que estão além da data liberada no dia para tomar a segunda dose. Como estamos em contingência de vacina, não podemos aplicar a primeira dose com essa sobra, porque podemos não ter para completar a imunização.”, disse em nota a secretaria.
Hoje a aplicação da segunda dose da Coronavac é para quem tomou a primeira dose até 17 de abril. Com a sobra os pontos de vacinação podem vacinar pessoas que receberam a primeira dose em outras datas, respeitando o tempo de intervalo entre as duas.