STJ confirma decisão que colocou contrabandista Polaco em liberdade
Ele foi preso em novembro do ano passado e solto quatro meses depois
A 6ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou nesta quinta-feira a decisão em caráter liminar que tirou da cadeia Alcides Carlos Grejianin, o Polaco.
Por cinco votos a zero, os ministros confirmaram a liberdade a Polaco, apontado como maior contrabandista de cigarros do País. A decisão também beneficiou o filho de Polaco, Dênis Marcelo Grejianin.
Polaco foi preso em novembro do ano passado na operação Alvorada Voraz - que também prendeu policiais - e solto por determinação do STJ em março.
De acordo com a denúncia do MPE (Ministério Público Estadual), policiais militares recebiam propina para permitirem a livre circulação de carregamentos de cigarros, que obrigatoriamente passam por Porto Murtinho, Bela Vista, Jardim, Sidrolândia e Campo Grande, rota dos contrabandistas vindos do Paraguai, com destino a outros Estados. Seis PMs foram presos e um coronel foi investigado.
Polaco – Alcides Carlos Grejianin é dono de um patrimônio milionário. A Justiça Federal já sequestrou seis fazendas de propriedade do contrabandista, sendo uma avaliada em R$ 20 milhões.
Ele responde a processos por contrabando de cigarro e lavagem de dinheiro. Em fevereiro de 2011, a justiça arrecadou R$ 7 milhões com leilão do gado apreendido