ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 22º

Capital

"Tio Arantes" é levado para Presídio Federal em Campo Grande

Em 2021, ele fugiu do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, onde cumpria pena em regime semiaberto

Por Lucia Morel | 13/10/2023 18:48
"Tio Arantes" segura placa com informações da prisão na Bolívia. (Foto: Direto das Ruas)
"Tio Arantes" segura placa com informações da prisão na Bolívia. (Foto: Direto das Ruas)

José Cláudio Arantes, 68 anos, o "Tio Arantes", recapturado na Bolívia em 7 de setembro, foi transferido para o Presídio Federal de Campo Grande. Ele é acusado de ser um dos chefes do PCC e cumpria pena por organização criminosa e tráfico de drogas em 2021, quando fugiu do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. Ele cumpria pena em regime semiaberto.

Dias após a recaptura, o advogado dele, Paulo Macena, deu entrevista ao Campo Grande News e informou que seu cliente havia fugido para poder ter tratamento adequado de saúde. Na mesma data, ele afirmou que tentaria uma audiência de justificação junto ao juiz da execução penal, isso para poder relatar os motivos que o levaram a fugir. A audiência foi designada para 7 de novembro, às 14h, por videoconferência.

"Um senhor já idoso, pra pular um alambrado pra fugir, é porque ele estava com muita dor", citou o advogado na época, sustentando que seu cliente só quebrou o regime porque precisava ser tratado e não tinha acesso ao que precisava dentro do presídio, já que pedidos para acompanhamento fora da prisão foram negados pela Justiça.

Também chamado de “Lion”, “Tiozinho” e “Grif”, o homem já foi considerado um dos mais influentes líderes do PCC, facção criminosa que age dentre e fora dos presídios brasileiros e com ramificações espalhadas pelo mundo. Ele era procurado pela Interpol (Polícia Internacional).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias