Unidades de saúde do Nova Bahia ficam sem energia e pacientes são remanejados
Nesta quarta-feira (9), transformador que abastece o complexo estourou
Pacientes do CRS (Centro Regional de Saúde) Nova Bahia, Cedip (Centro Especializado em Doenças Infectoparasitárias) e USF (Unidade de Saúde Familiar) Nova Bahia estão sendo remanejados para a USF Estrela Dalva, após o transformador que abastece as unidades estourar, nesta quarta-feira (9).
“Enquanto não é sanado o problema com a energia, os pacientes que se encaminham até a USF Nova Bahia estão sendo referenciados à USF Estrela Dalva e os serviços de socorro foram orientados a não encaminharem pacientes ao CRS Nova Bahia, aqueles que aparecem por demanda espontânea são acolhidos e atendidos e, quando possível, liberados”, diz parte da nota da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), enviada ao Campo Grande News.
Há pacientes aguardando transferência para unidade hospitalar no local, mas os que estavam no local antes do ocorrido foram transferidos e os que chegaram após isso estão sendo encaminhados à outras unidades.
Ainda segundo a Sesau, a falta de energia no local está sendo temporariamente abastecida por um gerador de pequeno porte. Além disso, para evitar perdas de materiais que necessitam ser mantidos sob refrigeração, todos os insumos foram transferidos para a câmara fria do município.
Enquanto a Energisa não soluciona o problema, a Sesau, juntamente com a Sisep (Secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos), articula a troca do gerador do complexo para que os atendimentos retornem à normalidade o mais brevemente possível.
A equipe de reportagem entrou em contato com a distribuidora de energia elétrica que informou que "uma equipe esteve na posto de saúde, inspecionou todo o sistema elétrico e identificou um problema interno e que por se tratar de um transformador particular da unidade consumidora, orientou ao responsável a acionar uma empresa ou profissional habilitado para manutenção e reparos necessários do equipamento".
Além disso, informou ainda que nesta quinta-feira, pela manhã, foi ao posto "para normalizar o fornecimento, porém os reparos internos ainda não foram realizados". "A concessionária explica que para que os técnicos possam executar o serviço, é preciso garantir a integridade das instalações elétricas particulares a fim de evitar riscos e assim normalizar o fornecimento de energia para o cliente".
Matéria editada às 18h17 para acréscimo de nota da Energisa.