Vacinação contra gripe é retomada amanhã para todos os públicos
Todas as unidades básicas de saúde que não oferecem doses contra covid-19 oferecerão a vacina contra Influenza
Depois de um dia sem aplicação, a vacinação contra gripe volta nesta quarta-feira em Campo Grande em todas as unidades básicas de saúde que não oferecem doses contra covid-19. Hoje, o calendário desse imunizante ficou suspenso para focar esforços na imunização contra o novo coronavírus.
Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a vacinação estará aberta a todos os públicos já contemplados até agora. A procura pela vacina contra Influenza tem sido baixa, com cobertura de apenas 56,27%, o que preocupa a pasta, já que a doença também pode causar quadros graves, principalmente em idosos.
“Acreditamos que isso é impacto da vacinação da Covid, muita gente não sabe que deve tomar a vacina da gripe agora, está esperando pela segunda dose”, disse o secretário municipal de saúde, José Mauro.
Vale lembrar que a pessoa que tomou a vacina da covid a menos de 15 dias, deve aguardar esse período para receber a da gripe, e vice-versa.
Os grupos em que há a maior cobertura são os de crianças entre seis meses e menores de seis anos (80,39%), trabalhadores da saúde (76,92%) e idosos (74,23%). Já o com menor cobertura está o de pessoas com deficiências permanentes, com apenas 13%.
Poderão se vacinar amanhã trabalhadores da saúde, da educação, idosos, crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós parto, trabalhadores de forças armadas e de segurança e salvamento, caminhoneiros e pessoas com deficiências permanentes.