Veja como se proteger do "golpe do Pix" ao pagar contas de energia
Nesta semana, idoso só descobriu ter sido vítima ao receber visita da concessionária para cortar a energia
Um dos delegados plantonistas da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), Rodrigo Camapum dá dicas de como se proteger de golpes do Pix em contas de energia. Esta semana, o idoso Agamenon Alves de Oliveira, de 62 anos, foi uma das vítimas e só descobriu o problema porque equipe da Energisa chegou em sua casa para fazer o corte de energia. Confira o material aqui.
Com isso, o Campo Grande pediu algum levantamento desse tipo de caso junto à Polícia Civil, que não tem dados específicos desse tipo de estelionato. Mas foi enviado o vídeo com as dicas que devem ser seguidas para se proteger.
A primeira delas é observar bem antes de autorizar o pagamento, o nome do recebedor na conta de energia. “A concessionária de energia daqui é a Energisa MS. Alguns links maliciosos geram contas com nomes parecidos, que confundem. É preciso prestar bastante atenção”, discorre.
Outra forma de atestar que se está pagando a conta correta é verificar se a página contém o histórico de consumo, que sempre está presente nos documentos oficiais da Energisa e ainda, caso a pessoa pague pelo site, este deve se certificar de que está acessando o site oficial. “Nunca digite na barra de buscas na internet “como pagar conta de energia”. Digite sempre o endereço da concessionária”, diz o delegado.
Confira todas as dicas em vídeo nesta página.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.