Com 24 vagas, candidatos lotam universidade para concurso de juiz
Eu estou preparado e confiante, disse o analista judicial Rodrigo Tolentino, de 27 anos. Ele é um dos 2.680 candidatos que neste momento realizam a prova do 30º concurso de juiz do TJ/MS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul). As provas estão sendo realizadas na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande.
Apesar da pouca idade, esta é a sexta vez que o campo-grandense participa da prova para o cargo de juiz. “Há um ano e meio venho me preparando para enfrentar a concorrência”, disse Rodrigo, acrescentando que no concurso que prestou para o mesmo cargo, no Estado do Piauí, conseguiu chegar até a fase de sentença.
Já para o estudante Henrique Mota, de 30 anos, de Fortaleza Ceará, o mais importante é acumular conteúdo e experiência. “Desde 2005 dedico boa parte do tempo para estudar. O meu objetivo é a Magistratura Estadual”, afirma.
Para esta primeira etapa se inscreveram 2.689 candidatos no Brasil todo. Mato Grosso do Sul é o estado com maior número de inscritos, totalizando 738, sendo 524 de Campo Grande.
Faltando poucos minutos para começar a prova, o advogado Jorge Neto, de 32 anos, dava a última lida no extenso conteúdo. “Há três anos que eu estudo pelo menos 7 horas por dia. Esse é o meu sonho”, disse Jorge acompanhado de dois amigos, que chegaram na última sexta-feira na Capital. Os três vieram de Florianópolis (SC) para fazer a prova.
Prova - A prova começou às 13h e vai até as 18 horas. São 24 vagas para o cargo de juiz substituto, com remuneração inicial de R$ 18.610,06. O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da publicação da homologação do resultado final, prorrogável por igual período.
O concurso é composto por cinco etapas, sendo as duas primeiras realizadas pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica) e, de acordo com o edital, esta etapa do concurso é composta por 100 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma.
A primeira etapa consiste em prova objetiva seletiva; e na segunda serão aplicadas provas escritas e de sentença - ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Na terceira etapa, com caráter eliminatório, os organizadores farão uma sindicância da vida pregressa, investigação social do candidato, exame de sanidade física e mental, além de exame psicotécnico.
A quarta etapa será composta pela entrevista e pela prova oral e na quinta etapa serão avaliados os títulos apresentados. Todas as etapas serão realizadas em Campo Grande.