ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Após 1ª morte por covid-19, Itaporã prorroga barreira sanitária até 26 de julho

Primeiro óbito provocado pelo novo coronavírus foi confirmado hoje no município

Lucia Morel | 08/06/2020 18:48
Barreiras deveriam funcionar até 26 de junho, mas foram prorrogadas por 30 dias. (Foto: Prefeitura de Itaporã)
Barreiras deveriam funcionar até 26 de junho, mas foram prorrogadas por 30 dias. (Foto: Prefeitura de Itaporã)

Depois da primeira morte confirmada, Itaporã, cidade a 234 Km de Campo Grande, vai ampliar até 26 de julho um das três barreiras sanitárias montadas na cidade e a ampliação vai cobrir justamente a rodovia que dá acesso a Dourados, atual epicentro do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul.

Previstas para funcionarem até 26 de junho, as barreiras foram prorrogadas até 26 do próximo mês, conforme decreto municipal publicado hoje pelo prefeito Marcos Pacco (PSDB).

A que dá acesso a Dourados, a MS-156, terá horário de funcionamento ampliado até 19 horas. Antes era das 8h às 17h. Por dia, passam pelo local pelo menos dois mil veículos.

Outras duas: Avenida José Maria Bezerra Lima, saída para Maracaju e Rodovia MS-156, próximo ao Cemitério Municipal Cristo Redentor, mantém funcionamento até 17 horas.

De acordo com informações da Prefeitura de Itaporã, servidores da saúde e da área de serviços urbanos fazem aferição de temperatura corporal dos passageiros dos veículos e verificam se eles apresentam algum outro sintoma do novo coronavírus.

Em casos suspeitos, sendo a pessoa residente no município de Itaporã, “a mesma será encaminhada ao Hospital Municipal para os procedimentos necessários”, de acordo com a administração.

Caso a pessoa não seja da cidade, o condutor será orientado a voltar para seu local de origem.

A maioria dos casos em Itaporã é ligado ao frigorífico JBS, que fica em Dourados. Conforme Aline, o horário de funcionamento da barreira sanitária instalada entre as duas cidades será estendido.

“Vai permanecer o toque de recolher a partir de 20h, a obrigatoriedade do uso de máscaras e vamos, a partir de hoje, tomar medidas mais severas contra o descumprimento do isolamento”, diz Aline Oviedo, coordenadora de Atenção Básica à Saúde de Itaporã.

O comitê de enfrentamento à covid-19 é formado por médicos e representantes da sociedade civil. Itaporã tem 66 casos confirmados, 56 suspeitos e 10 em investigação. Outros 199 foram descartados.

A prefeitura  de Itaporã deve oficializar as novas regras em decreto que será publicado ainda nesta segunda-feira (dia 8).  Já a vizinha Dourados tem 571 casos da doença.

Sobre o novo coronavírus, a JBS divulgou nota que desde o início da pandemia no Brasil tem se pautado pelo absoluto foco na saúde, segurança e proteção dos seus mais de 130 mil colaboradores e atua em conjunto com as autoridades públicos no enfrentamento à covid-19.

Nos siga no Google Notícias