Após 33 dias de seca, cidade tem 11 milímetros de chuva e temperatura cai
Voltou a chover nesta quinta-feira (27) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, depois de 33 dias de estiagem. De acordo com a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste, até 8h30 havia chovido 11 milímetros na cidade, o que equivale a 11 litros de água por metro quadrado.
A temperatura caiu de 24,1 graus registrados à 1h da madrugada para 15,8ºC às 8h21. Já a umidade do ar subiu de 62% na madrugada para 95% às 7h14. A cidade teve ventos de 34 quilômetros por hora por volta de 0h55, velocidade considerada forte na escala que vai de calmo (2 km/hora) a tornado (acima de 100 km por hora).
A segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul teve ontem temperatura máxima de 32,5 graus às 14h54. Nesta semana, o pesquisador e agrometeorologista da Embrapa Cláudio Lazzarotto disse que apesar da estiagem prolongada, a falta de chuva e altas temperaturas neste período do ano podem ser encaradas com normais.
“Tanto as chuvas ocorridas em junho e julho quanto a falta delas, o calor e a umidade relativa do ar baixa são ocorrências normais para nosso inverno. Se repararmos, o que aconteceu neste ano ocorre ciclicamente. De vez em quando aparecem invernos quentes. Talvez a mudança climática esteja em andamento, mas em hipótese alguma traria uma alteração tão brusca”, afirmou ao comentar a possibilidade de o inverno seco e quente estar relacionado ao aquecimento global.
Previsão – De acordo com a previsão divulgada no site do Inpe/CEPTEC (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/ Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a chuva deve ocorrer apenas nesta quinta-feira. A partir de amanhã a temperatura deve voltar a subir, com máxima de 332 graus, e a estiagem se restabelecer na região.